A cantora Miley Cyrus está sendo processada por acusação de plágio em um trecho de “Flowers” que seria inspirado em “When I Was Your Man”, um hit de Bruno Mars. A ação judicial foi aberta pela Tempo Music, uma plataforma que trabalha em parceria com a Warner Music Group e afirma ser detentora dos direitos autorais da canção.
No processo, a empresa cita as semelhanças entre as faixas e sugere que Miley “copiou intencionalmente” o artista, que não está envolvido diretamente no caso. O documento obtido pelo site americano TMZ ainda diz que a melodia, harmonia e refrão são similares, bem como as progressões de acordes e referências de letra.
“É inegável, com base na combinação e no número de similaridades entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não existiria sem ‘When I Was Your Man'”, acrescentou a plataforma, que também criticou o fato de Miley ter recebido um prêmio Grammy por sua composição.
É plágio ou referência?
“Flowers” é uma chuva de indiretas para o ator Liam Hemsworth, que teve um relacionamento de quase 10 anos com a artista. Na letra, Miley Cyrus desabafa sobre o seu conturbado relacionamento, que começou no set de filmagens do longa “A Última Música” (2010).
Um detalhe curioso é que a cantora ainda dá respostas à canção “When I Was your Man”, de Bruno Mars, que teria sido dedicada pelo ator à Miley durante a cerimônia do casamento: “Posso comprar flores para mim mesma / Posso segurar minha própria mão / Falar comigo mesma por horas / Posso me amar melhor do que você consegue”, ela respondeu em sua composição.
Compare as músicas.