Max cancela o reboot de “Pretty Little Liars”

Cancelamento reflete a nova estratégia da Warner Bros. Discovery de priorizar produções da HBO em detrimento de dramas exclusivos do streaming

Divulgação/Max

A plataforma Max anunciou nesta sexta-feira (20/9) o cancelamento de “Pretty Little Liars: Um Novo Pecado”, encerrando o reboot da série de mistério teen dos anos 2010 após duas temporadas. A decisão também reflete mudanças estratégicas no modelo de produção do streaming, que agora não conta mais com dramas originais em seu catálogo.

Nova estratégia para produções dramáticas

Sob a liderança de David Zaslav, a Warner Bros. Discovery adotou uma política de corte de custos e reestruturação de seus conteúdos. Todas as séries de drama que estavam sendo desenvolvidas exclusivamente para o streaming agora foram incorporadas ao catálogo da HBO e exibidas no canal premium. “Pinguim”, que estreou na quinta-feira (19/9), já segue esse formato, assim como futuras produções como a nova adaptação de “Harry Potter”, “Duna: A Profecia”, “It: Welcome to Derry” e “Lanterna Verde”.

Essa mudança evidencia a busca da Warner Bros. Discovery por maximizar receitas e reduzir os investimentos em produções exclusivas para o streaming, priorizando grandes produções no canal HBO.

Fim da era de dramas originais no streaming

Lançada em maio de 2020, a Max (inicialmente chamada de HBO Max) produziu 11 séries de drama nos Estados Unidos ao longo de quatro anos, nenhuma delas superando a segunda temporada. “Pretty Little Liars: Um Novo Pecado”, que teve sua 2ª temporada lançada entre maio e junho de 2024, era a última sobrevivente da plataforma. Entre as outras produções encerradas estão “The Flight Attendent” (2020-2022), “Gossip Girl” (2021-2023), “Tokyo Vice” (2022-2024) e “As Garotas do Ônibus: Jornalistas de Campanha” (2024).

Com o cancelamento de “Pretty Little Liars”, o catálogo de produções originais da Max passa a ser composto apenas por comédias, como “Hacks”, “And Just Like That…” e “A Vida Sexual das Universitárias”, todas renovadas para novas temporadas. Entre as séries renovadas, estão ainda “Pacificador” e “Bookie”, que terão novos episódios.

Declaração oficial sobre o cancelamento

Em comunicado, a Max comentou o fim de “Pretty Little Liars: Um Novo Pecado”: “Embora a Max não vá encomendar uma 3ª temporada de ‘Pretty Little Liars’, somos gratos aos cocriadores Roberto Aguirre-Sacasa e Lindsay Calhoon Bring, assim como ao time da Warner Bros. Television, por terem apresentado aos fãs uma nova geração de mentirosas”. A nota ainda ressaltou o trabalho criativo dos produtores: “A visão criativa única e moderna dos produtores, combinada com o talento imenso do elenco e da equipe, deu à série um ponto de vista divertido e assustador que fez jus às raízes da atração original.”

A trajetória da franquia

Adaptação de best-seller de Sarah Shepard, a “Pretty Little Liars” original durou sete temporadas, de 2010 a 2017, período em que ajudou a popularizar o antigo canal ABC Family e servir de ponte para sua transformação no Freeform – além de deslanchar a carreira dos principais membros de seu elenco, especialmente do quarteto formado por Lucy Hale, Troian Bellisario, Ashley Benson e Shay Mitchell, intérpretes das belas mentirosinhas originais. Apesar do sucesso, a produtora da atração, I. Marlene King, não conseguiu o mesmo resultado com o lançamento de dois spin-offs, “Ravenswood” (2013) e “The Perfectionists” (2019), que foram cancelados na 1ª temporada, sem público. Por isso, a Max decidiu buscar outros criadores para comandar o terceiro spin-off.

Escrita e produzida por Roberto Aguirre-Sacasa (criador de “Riverdale” e “O Mundo Sombrio de Sabrina”) e Lindsay Calhoon Bring (roteirista de “O Mundo Sombrio de Sabrina”), a nova versão girava em torno de um grupo de garotas adolescentes atormentado por um agressor desconhecido por culpa de segredos de suas mães. Refletindo a tendência dos últimos anos, o elenco é mais diversificado que o da série de 2010, destacando Bailee Madison (da série “A Bruxa do Bem”), Chandler Kinney (Riana Murtaugh na série “Máquina Mortífera”/Lethal Weapon), Maia Reficco (estrela da série infantil argentina “Kally’s Mashup”), Zaria Simone (vista em “Black-ish”) e Malia Pyles (“Batwoman”).