O ator John Ashton, conhecido por seu papel como o detetive John Taggert na franquia “Um Tira da Pesada”, morreu na quinta-feira (27/9) aos 76 anos em Fort Collins, no Colorado. A informação foi confirmada por seu empresário, Alan Somers, que também revelou que Ashton lutava contra um câncer.
Carreira marcada por “Um Tira da Pesada”
Ashton foi um dos destaques do elenco da franquia “Um Tira da Pesada”, aparecendo nos dois primeiros filmes, lançados em 1984 e 1987, ao lado de Eddie Murphy e Judge Reinhold. Seu personagem, o detetive sargento John Taggert, foi promovido a chefe de polícia na sequência mais recente, “Um Tira da Pesada 4: Axel Foley”, lançada em julho passado, que acabou sendo seu último filme.
Outros trabalhos no cinema e TV
Além de seu papel icônico na franquia, ele atuou em diversas produções ao longo de mais de 50 anos de carreira. Seus créditos incluem clássicos tão diferentes quanto a comédia de ação “Fuga da Meia-Noite” (1988) e o romance adolescente “Alguém Muito Especial” (1987). Em tempos mais recentes, ele teve destaque em “Medo da Verdade” (2007), vivendo o detetive Nick Poole, um dos policiais envolvidos no caso de desaparecimento que serve como ponto central da trama indicada ao Oscar e que marcou a estreia de Ben Affleck como diretor de cinema.
Na televisão, Ashton fez participações em séries variadas, de “Mulher-Maravilha” a “Columbo”, destacando-se em “Dallas”, onde interpretou Willie Jo Garr nas temporadas de 1978 e 1979. Seu personagem foi envolvido em uma trama que culminava na morte da ex-secretária e amante de JR Ewing (Larry Hagman), interpretada por Tina Louise.