A cantora Janet Jackson resolveu polemizar a identidade racial da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, durante uma entrevista para o podcast Weekend do jornal The Guardian. Enquanto discutia as eleições presidenciais de 2024, Jackson mencionou que “ouviu dizer” que Harris “não é negra, mas indiana”. A irmã de Michael Jackson ainda acrescentou: “Disseram que o pai dela era branco. Não assisto às notícias há alguns dias, mas foi o que me contaram.”
O pai de Kamala Harris, o professor e economista Donald J. Harris, é negro e jamaicano, enquanto sua mãe, Shyamala Gopalan, era indiana. O casal se separou quando Kamala e sua irmã Maya ainda eram jovens.
Incertezas sobre a eleição de uma mulher negra
Quando questionada sobre a possibilidade de os Estados Unidos estarem prontos para eleger uma mulher negra como presidente, Janet Jackson mostrou hesitação. “Eu realmente não sei”, afirmou. “Acho que de qualquer forma vai ser um caos.”
Polêmica segue declarações de Donald Trump
Os comentários de Jackson refletem teorias de conspiração e declarações controversas de Donald Trump, que também questionou a identidade racial de Kamala Harris durante a convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros em julho. Trump afirmou: “Ela sempre promoveu sua herança indiana. Não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela de repente se tornou negra.”