A banda Jane’s Addiction cancelou sua turnê pelos Estados Unidos após uma briga no palco entre o vocalista Perry Farrell e o guitarrista Dave Navarro. Em comunicado assinado por Navarro, o baterista Stephen Perkins e o baixista Eric Avery, os músicos revelaram que a agressão de Farrell, durante um show na última sexta-feira (13/9), em Boston, foi o estopim da decisão. “Chegamos à conclusão de que não temos escolha senão interromper a atual turnê. A nossa preocupação com sua saúde e segurança, bem como com a nossa, não nos deixou alternativa”, afirmaram.
Momento de tensão
O episódio foi registrado em vídeo e mostra o vocalista buscando o contato físico com Navarro, que parecia confuso com a situação. O guitarrista foi empurrado e depois levou um soco do cantor, levando a equipe da banda a entrar no palco para tentar segurá-lo. O jornal Independent informou que, no show anterior, na Flórida, já havia sinais de conflito, quando Navarro teria aumentado o volume de sua guitarra para interromper uma fala incoerente de Farrell.
Defesa de Perry Farrell
Etty Lau, esposa de Farrell, defendeu o cantor no Instagram, explicando que o volume da banda era motivo de tensão. “A frustração de Perry estava crescendo, noite após noite. Ele sentia que o volume no palco estava muito alto e que sua voz estava sendo abafada pela banda. Perry sofre de tinnitus e dores na garganta, e quando o público começou a reclamar que não conseguia ouvi-lo, ele perdeu o controle.”
Músicos não tocavam juntos há 23 anos
O Jane’s Addiction estava em turnê desde agosto. Os shows marcavam a volta da formação original da banda e foi acompanhada pelo lançamento de uma música inédita, “Imminent Redemption”, a primeira do quarteto original desde o clássico álbum “Ritual de lo Habitual”, melhor disco disparado do grupo, lançado em 1990.
Para se ter noção da importância dessa formação, sua despedida em 1991 marcou o lançamento de nada mais nada menos que o festival Lolapalooza, idealizado por Perry Farell como “acompanhamento” da turnê nos Estados Unidos.