O Rock in Rio apresenta nesta sábado (14/9) um miscelânea pop rock em sua programação. Mas apesar de convergências comerciais, não se trata de uma programação homogênea como a do dia do trap.
Hoje é dia quê?
O Palco Mundo é o que mantém maior unidade sonora. Seus shows começam com o pop romântico de Lulu Santos, seguem com o pop sem identidade da sueca Zara Larsson, revelada em reality show, continua com o pop rock do OneRepublic e fecha com o pop rock do Imagine Dragons, que o Grammy e o VMA chamam de “rock alternativo”.
Em contraste, o Palco Sunset entrega ecletismo. Começa no mesmo tom, juntando Pato Fu e Penélope, mas depois muda bruscamente para o blues tradicional de Christone “Kingfish” Ingram e emenda com o som indie clássico da banda britânica James, formada nos anos 1980 e inspirada originalmente em The Smiths. Para completar, as apresentações do espaço são encerradas com o emo rock de NX Zero.
Já os demais palcos são completamente desconectados da proposta central.
Destaques da programação
Os shows começam às 15h30 com a parceria inédita entre as bandas Pato Fu e Penélope, ambas lideradas por cantoras e formadas durante os anos 1990 em Belo Horizonte e Salvador, respectivamente. As duas começaram no circuito indie, fecharam com grandes gravadoras num período em que o rock ainda tinha viabilidade comercial e se aproximaram do som pop, antes de suas cantoras partirem para projetos solos. Penélope retorna 20 anos após ter encerrado suas atividades iniciais, enquanto Patu Fu vem de um pequeno hiato.
Entre os artistas internacionais, James é a principal curiosidade. O grupo formado em Manchester em 1982 era inicialmente contemporâneo e inspirado em The Smiths, mas teve seu maior sucesso, “Sit Down”, transformado em mania na cena indie britânica em 1991, no auge do movimento conhecido como “Madchester”, em que bandas da cidade, como Stone Roses e Happy Mondays, juntaram o som indie às batidas dançantes da acid house. James deu uma sumida nos anos 2000, quando o cantor Tim Booth resolveu seguir carreira solo. Mas voltou à ativa nos últimos anos. Seu mais recente trabalho, o álbum “Yummy”, foi lançado no dia 12 de abril e estreou direto no topo das paradas do Reino Unido.
O headliner Imagine Dragons já é bem conhecido dos brasileiros. O grupo estreou por aqui no próprio Rock in Rio em 2019. Desde então, se tornou habitué dos palcos brasileiros. Só em 2023 foram três apresentações da turnê Mercury World Tour. A novidade da atual apresentação será um novo baterista, após Daniel Platzman anunciar sua saída da banda há menos de um mês.
Representante da geração emo brasileira, NX Zero tinha dado um tempo dos palcos em 2017, mas retornou no ano passado com uma turnê de mais de 40 shows, encerrada com duas apresentações esgotadas no Allianz Parque, em São Paulo. No retorno, a banda lançou sua primeira canção inédita em 8 anos, chamada “Você Vai Lembrar de Mim”, que deve fazer parte do repertório desta noite.
Na TV
Os shows terão transmissão ao vivo pelos canais Multishow (Palcos Mundo e Sunset) e Bis (Espaço Favela e New Dance Order), e pela plataforma Globoplay. Confira os horários das apresentações.
Palco Mundo
16h40 – Lulu Santos
19h – Zara Larsson
21h30 – OneRepublic
0h – Imagine Dragons
Palco Sunset
15h30 – Patu Fu e Penélope
17h50 – Christone “Kingfish” Ingram
20h10 – James
22h45 – NX Zero
Palco New Dance Order
22h – Liu
23h30 – Öwnboss
1h10 – Kvsh
2h40 – DJ Snake
Palco Espaço Favela
16h – Lourena
19h – Thiago Pantaleão
21h – Dennis
Palco Global Village
15h30 – Amaro Freitas
17h30 – Mestrinho
19h15 – Hermeto Pascoal & grupo
Palco Supernova
15h – 7 Minutoz
17h – Duquesa
19h30 – Bin com Leviano
20h30 – Nagalli – Magic Show & Convidados