Um grupo de empresários de comunicação estão considerando o retorno da TV Tupi, a primeira emissora de televisão brasileira, após 44 anos fora do ar. As negociações comerciais permanecem em sigilo, porém o colunista Sandro Nascimento obteve acesso às informações.
A reportagem indica que um estúdio paulista já foi contatado para gerar a programação diária, além de um teatro recém-reformado que deve sediar programas de auditório com transmissões ao vivo. Inicialmente, a grade linear seria exibida na plataforma do YouTube, mas o objetivo é também atrair retransmissoras do Brasil que estariam insatisfeitas com as atuais atrações.
Segundo um coordenador do grupo, que manteve o anonimato, a ideia de investir no antigo canal surgiu a partir de análises dos números do Kantar Ibope. Ele ainda comentou que há uma parcela do mercado que não se identifica com a programação de canais como Globo, SBT e Record, mas poderiam se interessar no retorno da Tupi.
A estratégia deve atender aos gostos de telespectadores com mais de 50 anos, que dominam os números atuais de audiência da TV aberta e podem se sentir atraídos pelo apelo nostálgico do canal. Portanto, a rede descarta totalmente a criação de programas para jovens.
Caso tudo dê certo, a nova TV Tupi deve estrear em março de 2025.