Dia Brasil leva sertanejo, pagode e até rock ao Rock in Rio

Programação eclética tem Chitãozinho e Xororó, Zeca Pagodinho, Capitão Inicial, Ney Matogrosso, Luan Santana, Xande de Pilares, Autoramas, Ludmilla e muito mais

Instagram/Chitãozinho e Xororó

A programação do Dia Brasil do Rock in Rio, marcada para este sábado (21/9), vai levar pela primeira a música sertaneja ao palco principal do evento. As apresentações também incluem samba, pagode, MPB, música baiana, trap e até rock numa celebração da música nacional, com artistas representativos de vários estilos. Entre os destaques estão Ana Castela, Chitãozinho & Xororó e Alcione, em um evento planejado para agradar fãs de música popular, mas que, ironicamente, vendeu menos ingressos que os outros dias do festival.

Conexão entre estilos musicais

Zé Ricardo, vice-presidente artístico do Rock in Rio, assumiu o desafio de organizar o Dia Brasil com uma programação inteiramente composta por artistas nacionais. Segundo ele, o objetivo é criar uma “catarse coletiva” ao montar repertórios que conectam diferentes gêneros musicais. “O Dia Brasil será aquele em que o público mais vai ouvir hits em toda a história do festival”, afirmou ao jornal O Globo.

Muitas das apresentações serão encontros entre artistas, que celebrarão juntos no palco seus respectivos gêneros musicais.

Os shows do Palco Mundo

A programação do Palco Mundo inclui o “Pra sempre trap”, que reunirá alguns dos principais nomes do trap nacional, como MC Cabelinho, Filipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi, Ryan SP e Veigh. Para produzir esse show, foi escalado o músico e produtor Duani, que buscpi criar uma fluidez musical entre os sucessos de cada MC. “Estou tentando fazer uma dança com o arranjo para que o show traga novidades do começo ao fim”, destacou.

Outro show aguardado é o “Pra sempre MPB”, liderado por Ney Matogrosso, que contará com a participação de artistas como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Gaby Amarantos e BaianaSystem. O produtor Pupillo, ex-baterista da Nação Zumbi, é o responsável por orquestrar esse show que une várias gerações da música brasileira.

O Pra sempre rock terá apresentações de Capital Inicial, Pitty, NX Zero, Toni Garrido (ex-Cidade Negra), Rogério Flausino (Jota Quest) e Detonautas. Liminha, lendário produtor musical, é o responsável por coordenar as performances, prometendo encontros únicos entre esses ícones do rock brasileiro.

Trap, rap e pop no Palco Sunset

O Palco Sunset também trará atrações de peso, começando com o show “Pra sempre rap”, organizado pelo produtor Daniel Ganjaman. A apresentação contará com Marcelo D2, Criolo, Djonga, Xamã, Karol Conká, Rincon Sapiência e Rael, em um espetáculo que busca contar a história do rap nacional por meio das músicas desses grandes nomes. “O rap é muito pessoal, então a ideia é que cada artista conte a sua própria história através de suas canções”, comentou Ganjaman.

No “Pra sempre pop”, os destaques serão Luísa Sonza, Gloria Groove, Duda Beat, Jão, Lulu Santos e Ivete Sangalo, sob a direção de Douglas Moda, produtor de grandes sucessos recentes como “DOCE 22” (Luísa Sonza) e “Afrodhit” (Iza). Moda promete um show repleto de hits, com uma performance enérgica que deve manter o público animado do início ao fim.

Encontro de gerações no sertanejo e samba

No sertanejo, o “Pra sempre sertanejo” contará com Chitãozinho & Xororó, Júnior, Luan Santana, Simone Mendes e Ana Castela, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Heliópolis. Já o “Pra sempre samba” trará Zeca Pagodinho, Alcione, Jorge Aragão e outros grandes nomes do gênero, com a direção do próprio Zé Ricardo, que pretende manter a espontaneidade típica das rodas de samba.

Não falta variedade

Além disso, o Espaço Favela dará palco para música indígena, música erudita e muito funk. Os pioneiros Buchecha, MC Carol e Tati Quebra Barraco vão se juntar a Kevin o Chris, e a nova geração vem representada por Livinho, MC Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG, MC PH.

Enquanto DJs se revezam no Palco New Dance Order, o Palco Global Village dará espaço para o jazz e vertentes, como o Soul de Black Rio, Cláudio Zoli e Hyldon, e a bossa nova de Bossacucanova e Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Wanda Sá.

Para completar, o Palco Supernova terá shows completos de Jean Tassy, Chico Chico, Vanguart e Autoramas, que celebra 25 anos de carreira.

Programação

Palco Mundo
15h30 – Para sempre Trap, com Cabelinho, Filipe Ret, Kayblack, Matuê, Orochi, MC Ryan SP, Veigh
18h30 – Para sempre MPB, com Baianasystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Margareth Menezes, Ney Matogrosso e Gaby Amarantos
21h10 – Para sempre Sertanejo, com Chitãozinho e Xororó, Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior, Luan Santana e Simone Mendes
0h10 – Para sempre Rock, com Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido

Palco Sunset
16h55 – Para sempre Rap, com Criolo, Djonga, Karol Conká, Marcelo D2, Rael
19h45 – Para sempre Samba, com Zeca Pagodinho, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita e Xande de Pilares
22h35 – Para sempre Pop, com Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Luísa Sonza, Lulu Santos

Palco New Dance Order
22h – Para sempre Eletrônica, com Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier, Maz X Antdot

Palco Espaço Favela
15h – Para sempre favela é Terra Indígena, com Kaê Guajajara convida Totonete e o grupo Dance Maré
17h – Para sempre Música Clássica, com Nathan Amaral, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem
18h40 – Para sempre Baile de Favela, com Buchecha, Cidinho e Doca, Funk Orquestra, MC Carol, MC Kevin o Chris, Tati Quebra Barraco
20h40 – Para sempre Funk, com Livinho, MC Don Juan, MC Dricka, MC Hariel, MC IG, MC PH

Palco Global Village
15h – Para sempre Jazz, com Antônio Adolfo, Joabe Reis, Joantahn Ferr e Leo Gandelman
17h – Para sempre Soul, com banda Black Rio, Cláudio Zoli, Hyldon
18h40 – Para sempre Bossa Nova, com Bossacucanova e Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá
20h40 – Para Sempre Futuro Ancestral, com Gang do Eletro e Suraras do Tapajós

Palco Supernova
14h30 – Autoramas
16h – Vanguart
18h – Chico Chico
20h – Jean Tassy