A Bluesky anunciou nesta quarta-feira (11/9) que os usuários da plataforma agora podem publicar vídeos, atendendo a pedidos de internautas, especialmente brasileiros, após a suspensão do X (antigo Twitter) no final de agosto. A novidade marca um passo importante na evolução da plataforma, que até então só permitia postagens de imagens e GIFs.
Primeiros passos da nova funcionalidade
Através de uma publicação oficial, a Bluesky detalhou que o novo recurso já está disponível e que os usuários já podem atualizar seus aplicativos para a versão 1.91 ou dar um refresh no browser de desktop para acessá-lo. “Bluesky agora tem vídeo! Atualize seu aplicativo… Começamos a lançar gradualmente a capacidade de postar vídeos. Obrigado pela sua paciência!”, informou a empresa em português, junto de um vídeo em que Paul Frazee, engenheiro de software da plataforma, inaugura a novidade.
Especificações técnicas
Os vídeos postados na plataforma devem ter duração máxima de 60 segundos e são reproduzidos automaticamente no feed. No entanto, é possível desativar essa função nas configurações. A rede oferece suporte a quatro formatos de arquivo: .mp4, .mpeg, .webm e .mov, com limite de 50 megabytes por vídeo e até 25 vídeos ou 10 gigabytes por dia. Além disso, a plataforma permite a inserção de legendas e rótulos nos vídeos, inclusive sinalizando conteúdos adultos.
Resposta ao público brasileiro
Desde a suspensão do X, a Bluesky experimentou um aumento na demanda por recursos semelhantes aos da rede de Elon Musk, especialmente do público brasileiro. A inclusão de vídeos veio após cobranças frequentes dos usuários, destacando a importância do recurso para uma rede social mais interativa. O próximo recurso na lista de implementações será um ranking similar ao clássico “trending topics” do Twitter, com os assuntos mais comentados do momento.
Bluesky now has video! Update your app to version 1.91 or refresh on desktop!
We’ve begun gradually rolling out the ability to post video. Thanks for your patience!
Estamos gradualmente implementando a capacidade de postar vídeos. Obrigado pela sua paciência!
— Bluesky (@bsky.app) September 11, 2024 at 2:11 PM