A Sony divulgou o primeiro trailer de “Ainda Estou Aqui”, novo filme de Walter Salles, que recebeu mais de 10 minutos de aplausos no Festival de Veneza, em sua première mundial no fim de semana. A prévia não explica a história, buscando passar apenas impressões sobre a resiliência de sua protagonista.
O drama, que marca o retorno de Salles ao cinema narrativo após 12 anos, conta a história de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que luta para descobrir o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, após ele ser levado de casa pela polícia militar em 1971, durante a ditadura no Brasil. A história real é baseada no livro do filho do casal, o escritor Marcelo Rubens Paiva.
O papel principal é desempenhado por Fernanda Torres, com quem o diretor trabalhou em “Terra Estrangeira” (1995) e “O Primeiro Dia” (1998), e a produção também inclui um epílogo com participação da mãe da atriz, Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar ao ser dirigida por Salles em “Central do Brasil” (1998). As duas compartilham a mesma personagem ao longo dos anos e, segundo a crítica internacional, pode ser a vez da filha chegar ao Oscar. Vale lembrar que Fernanda Torres já venceu o Festival de Cannes por “Eu Sei que Vou Te Amar” (1986), de Arnaldo Jabor.
O elenco também destaca Selton Mello como Rubens Paiva.
Após a consagração em Veneza, onde também arrancou críticas elogiosas da imprensa internacional, o filme embarca para a América do Norte, onde tem agendadas premières nos festivais de Toronto (na sexta-feira, 6/9) e Nova York (em 9/10). Ainda não há previsão para a estreia comercial.