A produção de “A Fazenda 16” reuniu os participantes na sala da Sede do reality, nesta segunda-feira (23/9), para exibir um comunicado em resposta às acusações de racismo e gordofobia envolvendo Flor Fernandez. O aviso foi transmitido após a ex-apresentadora do SBT se envolver em uma discussão com Suelen Gervasio e Flora Cruz no dia anterior.
Aviso da produção sobre preconceito
Durante a reunião, a produção do reality exibiu uma mensagem clara sobre a importância de respeito e inclusão: “Atenção, peões: no mundo de hoje, preconceitos de qualquer tipo são inadmissíveis. É dever de todos cuidarmos de nossas palavras e atitudes”. O comunicado ainda destacou que “não adianta dizer que não foi a intenção” após falas preconceituosas. “Palavras preconceituosas ferem e não adianta dizer que não foi esta a intenção. Vamos todos nos esforçar para criar um ambiente de respeito e inclusão. Obrigado”, completou.
O aviso reflete o pedido de desculpas de Flor, que horas antes disse para Flora não ter a intenção de ser preconceituosa.
Entenda a polêmica envolvendo Flor Fernandez
A confusão começou após a Prova de Fogo, quando Flora Cruz acusou Flor de fazer comentários depreciativos sobre seu desempenho na dinâmica. “Você falou que eu não ia conseguir fazer a prova direito por causa do meu corpo!”, afirmou Flora. Flor rebateu: “Não, eu falei por causa da perna. Que você não abria a perna rápido!”
Flora também acusou a ex-apresentadora de racismo ao citar comentários sobre indígenas. Flor tentou se justificar, mencionando que era descendente de “índio”. Flora respondeu, corrigindo a terminologia usada por Flor: “Se fala povo indígena! Aprende a falar.”
Intolerância religiosa e mais tensões
A discussão também envolveu Suelen Gervasio, que se irritou com a postura de Flor após ser chamada de “possuída pelo demônio”. A modelo disparou: “Ignorante, racista! Demônio quem tem é você!” Flor rebateu com declarações religiosas, cantando a música “Xô Satanás” e afirmando: “Na casa do Senhor não existe Satanás”.
A situação escalou quando Flor afirmou que Jesus era mais forte que todos os orixás, o que gerou uma reação ainda mais intensa de Suelen. “Que Jesus é esse que você tem? Lava a boca pra falar em nome de Deus!”, gritou a modelo.
Depois, Flor ainda tripudiou da saúde do pai de Flora, Arlindo Cruz, que sofreu um AVC. Ela mencionou “o coitado do seu pai”, fazendo Flora explodir de raiva.