Dois homens foram presos em conexão com um plano terrorista do Estado Islâmico contra os shows de Taylor Swift na Áustria. De acordo com relatórios internacionais, os suspeitos incluem um jovem de 19 anos que jurou lealdade ao Estado Islâmico e vivia com os pais na cidade de Ternitz, além de outro homem não identificado. Ambos foram detidos após uma operação policial na casa do jovem, onde foram encontrados diversos produtos químicos e substâncias suspeitas. Durante a ação, moradores de Ternitz foram evacuados e estradas foram fechadas.
Alvo do ataque
O alvo do ataque seria o Estádio Ernst Happel, em Viena, onde Swift está programada para se apresentar na quinta, sexta e sábado à noite, como parte de sua turnê Eras Tour. O Diretor da Polícia Estadual de Viena, Franz Ruf, e o Chefe de Polícia, Gerhard Purstl, informaram em uma coletiva de imprensa que os suspeitos foram radicalizados pela internet e tinham planos específicos sobre como executar o ataque.
Medidas de segurança
As autoridades afirmaram que a ameaça foi minimizada e que não há planos de cancelar os shows. No entanto, Ruf alertou que os espectadores devem esperar atrasos na entrada e saída do local do evento.
A notícia do plano terrorista surge poucos dias após uma “ameaça terrorista” atrasar o show de Morgan Wallen em Kansas City, na última sexta-feira. O homem preso em conexão com essa ameaça havia postado nas redes sociais que estava mirando dois homens que estavam nos bastidores com Wallen, sugerindo que esses homens eram o namorado de Swift, Travis Kelce, e Patrick Mahomes.
Taylor Swift atualmente está na etapa internacional da sua turnê Eras Tour, que continuará com as três datas em Viena antes de seguir para Londres e, posteriormente, para o Canadá.