Showrunner de “X-Men ’97” quebra silêncio sobre demissão: “Post gay”

O produtor Beau DeMayo revelou que também enfrentou problemas graves em "Blade" antes da demissão

Instagram/Beau DeMayo

O ex-showrunner Beau DeMayo quebrou o silêncio na quinta-feira (15/8) sobre ter perdido os créditos na 2ª temporada de “X-Men ’97”, mesmo tendo supervisionado todo processo criativo e de roteiro. Segundo ele, a demissão ocorreu por conta de uma homenagem ao Mês do Orgulho LGBT+.

No X (antigo Twitter), o produtor comentou os bastidores da produção recente da Marvel, onde colaborou com artistas que deram continuidade ao seu trabalho no estúdio, mas não mencionaram sua atuação na nova temporada.

“Primeiramente, sou muito grato por ter trabalhado em ‘X-Men ’97’, colaborando com algumas pessoas incrivelmente talentosas. Criar esse revival foi um sonho que se tornou realidade e o apoio que os fãs demonstraram é tão tocante. No entanto, senti que era urgente para mim falar sobre a saída da série…”, escreveu DeMayo.

Em seguida, o produtor compartilhou uma arte criada por fã que teria sido determinante para sua demissão. No desenho, ele aparecia de sunga, vestindo as luvas amarelas, os óculos e o suspensório do personagem Ciclope.

“Essa foi a fan-art de ‘X-Men’ que postei no Instagram para o Mês do Orgulho em junho. Em 13 de junho, a Marvel me enviou uma carta notificando que eles haviam tirado meus créditos da 2ª temporada devido à postagem. Infelizmente, este foi o último de vários problemas preocupantes que enfrentei enquanto trabalhava em ‘X-Men ’97’ e ‘Blade’.”

DeMayo afirmou que trará mais informações sobre sua demissão em breve, porém necessita recuar das mídias sociais para “encontrar um espaço mais seguro” para se “expor, ser orgulhoso e nerd”.

Declaração da Marvel

A Marvel foi procurada para comentar as alegações de Beau DeMayo, que também falou pela primeira vez sobre o desligamento e a remoção dos créditos. O estúdio afirmou que o ex-showrunner foi retirado da série animada após “uma investigação interna”.

“O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a natureza flagrante das descobertas, cortamos os laços com ele imediatamente, e ele não tem mais afiliação com a Marvel”, disse um porta-voz em comunicado.

Fontes do site Deadline indicam que DeMayo foi alvo de investigação por suposta má conduta sexual, além de ter assinado um termo para não comentar a série nas redes sociais após ser demitido. A desobediência da cláusula com o “post gay” teria motivado a remoção de seu nome nos créditos da nova temporada. Ele desmente a versão.

“A verdade virá à tona. Após o desastre do Disney+, a Marvel quer enganar alegando violação de contrato por causa de tweets. É trágico que tenha chegado a este ponto, mas não surpreendente. Fiquem atentos”, afirmou DeMayo.

Até agora, nem o produtor nem seus representantes se manifestaram sobre o assunto da investigação interna.