O Rock in Rio anunciou a programação do palco Supernova, que traz “artistas emergentes” de diversos estilos musicais. As aspas significam que muitos dos supostos emergentes já tem mais de uma década de estrada.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1/8) em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, revelando que as atrações representarão diversos estilos musicais, da MPB ao death metal. Entre as atrações estão Lil Whind (alter-ego de Whindersson Nunes), Major RD, Chico Chico, Black Pantera, MC Maneirinho, Crypta, Bin, Dead Fish, Vanguart, Duquesa e Autoramas, que festeja 25 anos de carreira.
Estrutura
O Supernova, que foi sucesso nas edições de 2019 e 2022, terá uma nova localização na Cidade do Rock, próxima ao palco New Dance Order e ao Espaço Favela. O espaço foi ampliado para evitar aglomerações, como ocorreu na última edição durante a apresentação do MC Poze do Rodo.
O palco terá 300 m² de cenografia, pesando mais de duas toneladas, com uma estética industrial inspirada no Steampunk. A construção é 100% tubular e será reutilizável em outras ocasiões. “Queremos que o palco represente um pouco de tudo o que acontece na música atual, de forma acolhedora e diversa”, disse Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World.
Atrações e datas
No dia de abertura, 13/9, o Supernova contará com MC Maneirinho, The Box, Mizzy Miles e Major RD. No dia 14/9, as atrações serão 7 Minutoz, Duquesa, Bin e Leviano, e Nagalli. Em 15/9, o palco receberá The Mönic, Eskrota, Black Pantera, Crypta e Dead Fish.
Na segunda semana, 19/9, o Supernova apresentará Young Piva, Aka Rasta, WC No Beat com Mc Gabzin, Felp22 e MC Th, além de Lil Whind, Omni Black e Rapadura. Em 20/9, o palco terá Nina Fernandes, Darumas, N.I.N.A e Cynthia Luz. No “Dia Brasil”, 21/9, as atrações serão Chico Chico, Autoramas, Vanguart e Jean Tassy. No último dia, 22/9, se apresentarão LZ da França, Gabriel Froede, Zaynara e DJ Topo.
Curadoria e seleção
A curadoria do Supernova foi feita em parceria com o Filtr Music Brasil, plataforma da Sony Music Brasil. “A curadoria parte de um listão de mais de 150 artistas e vamos afunilando considerando alguns fatores como aderência com o público do dia do Rock in Rio e o tipo de show que o artista faz”, explicou Roberto Verta, gerente artístico da Sony Music e curador do Supernova.