Remake de “Vale Tudo” vai destacar trama lésbica censurada em 1988

Manuela Dias promete desenvolver romance entre Laís e Cecília, cortado pela censura, na nova versão da novela que estreia em 2025

Divulgação/Globo

.

A autora Manuela Dias está determinada a desenvolver a trama lésbica de “Vale Tudo”, que foi vetada pela censura na versão original da novela em 1988. Na época, o romance entre Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska) foi proibido e a história das personagens não pôde ser explorada. No remake, previsto para estrear em março de 2025, Manuela Dias promete aumentar a importância dessas personagens e dar destaque à relação homoafetiva.

Censura vetou a trama original

Em 1988, a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) da ditadura cortou diversas cenas que envolviam Laís e Cecília. Na trama original, Cecília morreu e Laís acabou herdando a pousada que as duas administravam juntas. A ideia dos autores era discutir o direito à herança em relações homoafetivas, um tema ainda pouco abordado no Brasil na época. No entanto, os censores interferiram diretamente no desenvolvimento da história, vetando diálogos inteiros sobre o tema.

Fidelidade à sinopse original

Segundo fontes do Notícias da TV, Manuela Dias deseja manter-se fiel à sinopse original escrita por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004), ou até criar novos destinos para o casal, garantindo que Laís e Cecília não sejam separadas logo no início da novela, como aconteceu na versão de 1988.

Escolha do elenco

A Globo está empenhada em selecionar o elenco para o remake, considerado o maior projeto das festividades de 60 anos da emissora. Mesmo atores consagrados, como Paolla Oliveira, Carolina Dieckmann e Débora Falabella, fizeram testes para o papel de Heleninha Roitman. Da mesma forma, Giullia Buscacio, Julia Dalavia, Bella Campos, Theresa Fonseca, Valentina Herzage e Leticia Vieira disputam o papel de Maria de Fátima.

Para o papel de Solange Duprat, foram feitos testes com Sophie Charlotte, Alice Carvalho, Eli Ferreira, Giovana Cordeiro, Ramille, Yara Charry, Jeniffer Dias e Larissa Nunes. Thiago Lacerda, Renato Góes e Daniel de Oliveira também foram convocados para testes para o personagem Ivan. O objetivo da emissora é garantir que os atores estejam perfeitamente adequados aos personagens, evitando rejeições por parte do público.

Comemoração dos 60 anos da Globo

A Globo deseja celebrar seus 60 anos com uma reunião de grandes talentos, seguindo a tradição da emissora em escalar elencos “de ouro” em suas efemérides. Em 1990, por exemplo, a novela “Rainha da Sucata” foi promovida como a produção que celebraria os 25 anos da Globo com o maior elenco já reunido na TV, incluindo nomes como Regina Duarte, Glória Menezes, Aracy Balabanian (1940-2023), Raul Cortez (1932-2006), Antonio Fagundes, Paulo Gracindo (1911-1995), Renata Sorrah, Nicette Bruno (1933-2020), Fernanda Montenegro e Lima Duarte.

A nova versão de “Vale Tudo” promete não apenas resgatar a história de sucesso da novela original, mas também atualizar e expandir as tramas que foram censuradas, refletindo os avanços sociais e culturais das últimas décadas.