O Orkut, famosa rede social do Google nos anos 2000, voltou a ser assunto no X nesta semana após brasileiros relembrarem as comunidades que uniam pessoas com interesses comuns. As comunidades variavam de piadas a temas populares como “Eu Odeio Acordar Cedo”, que tinha milhões de membros.
Por coincidência, Orkut Buyukkokten, fundador da rede social, acompanhou do Brasil a repercussão. Ele está no país para participar do “Rio Innovation Week” nesta quarta-feira (14/8). Em entrevista ao g1, Buyukkokten revelou que pretende relançar o Orkut em breve, destacando o desejo de resgatar a autenticidade das redes sociais. “Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e do espírito autêntico”, disse.
Mais que nostalgia
O site oficial do Orkut, extinto em 2014, está reativado desde 2022 com uma mensagem em inglês e português avisando que algo novo está sendo construído. O anúncio original foi feito dois dias após Elon Musk fechar um acordo para comprar o antigo Twitter por US$ 44 bilhões, o que dividiu opiniões e gerou pedidos para a volta do Orkut.
Não por acaso, Orkut Buyukkokten criticou as redes sociais atuais, como Facebook, X (antigo Twitter), TikTok e Instagram, por priorizarem engajamento sobre segurança, lucrando com negatividade e ódio. “As mídias sociais são tão tóxicas agora”, afirmou.
“Se você pensar no ‘orkut.com’, era tudo sobre unir as pessoas e eu sei que o que nos une é o que temos em comum. Então, no Orkut, todos tiveram conversas maravilhosas sobre coisas que amavam e compartilharam, riram e se divertiram muito”, continuou Buyukkokten. “E é por isso que todos se lembram do Orkut: como um lugar onde encontraram seu melhor amigo, conseguiram o emprego dos sonhos, se apaixonaram, se casaram e criaram filhos juntos. E eu acho que podemos trazer esse engajamento autêntico e genuíno de volta.”
Planos para o futuro
O criador do Orkut revelou um pouco de seus planos para a volta da rede. “Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut, Hello, para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive com todos esses. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários”.
Ele acrescentou: “A chave é usar ferramentas como IA e aprendizado de máquina. Podemos trazer essa autenticidade e conexão de volta à sociedade por meio das mídias sociais se otimizarmos os algoritmos”, afirmou.
Além de profissionais do Vale do Silício, Buyukkokten pretende recrutar executivos de São Paulo, cidade pela qual diz ter um carinho especial.