“Oeste Outra Vez”, do cineasta goiano Erico Rassi, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2024, que se encerrou no sábado (17/8). O faroeste, filmado na Chapada dos Veadeiros, conquistou o Kikito de Melhor Filme, além de prêmios para Melhor Fotografia, por André Carvalheira, e Melhor Ator Coadjuvante, para Rodger Rogério. O filme era um dos favoritos entre os críticos e trouxe uma narrativa centrada em um universo masculino rural, marcado pela ausência de mulheres.
O segundo longa de Rassi explora a vida vazia e angustiante dos personagens, protagonizado por Ângelo Antônio, em uma trama que equilibra o trágico, o cômico e o absurdo. Rodger Rogério, compositor cearense, recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel, consolidando a obra como uma das mais premiadas do festival.
Filme mais premiado
O filme mais premiado, entretanto, foi “Estômago 2: O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge, que levou cinco Kikitos, incluindo Melhor Ator, Roteiro e Prêmio do Júri Popular. A dupla João Miguel e Nicola Siri dividiu o troféu de Melhor Ator, destacando-se na sequência da obra original de 16 anos atrás.
Destaques femininos
Eliane Caffé ganhou o Kikito de Melhor Diretora por “Filhos do Mangue”, longa que também rendeu prêmio para Genilda Maria como Melhor Atriz Coadjuvante. O Kikito de Melhor Atriz ficou com Fernanda Vianna por “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, que também foi escolhido pelo Júri da Crítica como o Melhor Filme.
“O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, comédia que inverte os papéis de gênero, venceu o Prêmio Especial do Júri. Para completar, Karen Akerman conquistou o troféu de Melhor Montagem por “Barba Ensopada de Sangue”, do diretor Aly Muritiba.
Vale notar que a edição deste ano do Festival de Gramado foi praticamente temática, marcada por filmes que abordaram questões como a masculinidade tóxica e o machismo estrutural no Brasil.