Octávio Florisbal, ex-diretor geral da Globo, morre aos 84 anos

A causa do óbito do executivo ainda não foi divulgada pela imprensa

Divulgação/Globo

Octávio Frioli Florisbal, ex-diretor geral da TV Globo, morreu aos 84 anos na noite de terça-feira (13/8), em São Paulo. A confirmação do óbito foi dada pela própria emissora, onde ele trabalhou por mais de 30 anos.

A causa da morte, no entanto, ainda não foi revelada pela imprensa. Já a cerimônia de despedida acontecerá na tarde desta quarta-feira (14/8), das 14h às 16h, no Cemitério Parque Morumby, em São Paulo.

Carreira de Florisbal

Octávio Florisbal era paulista, nascido em 20 de maio de 1940. Ele se mudou sozinho aos 15 anos para o Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II e no Colégio Naval, em Angra dos Reis. Tempos depois, formou-se em comunicação e marketing pela ESPM e fez especializações em Nova York, nos Estados Unidos.

Antes de iniciar a carreira na Globo, o executivo trabalhou em grandes agencias de publicidade, como J. Walter Thompson, Norton Publicidade e Lintas Internacional. Em 1982, foi contratado para estruturar o departamento de marketing da emissora, com o intuito de criar um canal de comunicação entre a área comercial e outros setores.

Seu trabalho como comunicador global vingou, e Florisbal acabou subindo para o cargo de diretor da Central Globo de Marketing, onde atuou por oito anos, recebendo novas promoções e homenagens tempos depois. Ele assumiu a direção até 1991, quando foi convidado a tornar-se superintendente comercial.

Em 2002, o executivo assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da Rede Globo após o afastamento de Marluce Dias. Ele foi efetivado no posto dois anos depois, mas acabou substituído por Carlos Henrique Schroder em dezembro de 2012.

No ano seguinte, Octávio Florisbal tornou-se membro do Conselho de Administração das Organizações Globo, do qual fez parte por quatro anos. “A Globo é uma empresa muito exitosa. A gente tem que sempre olhar para frente e procurar inovar, se adaptar aos novos tempos”, declarou o executivo ao Memória Globo.