A Lionsgate anunciou na noite desta quarta-feira (21/8) a retirada do ar do trailer de “Megalopolis”, novo filme de Francis Ford Coppola, após descobrir que o vídeo continha trechos de críticas fabricadas, atribuídas a renomados críticos de cinema.
Erro no processo de verificação
Em comunicado, a Lionsgate reconheceu a falha: “Estamos imediatamente recolhendo o trailer de ‘Megalopolis’. Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos, a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro inaceitável em nosso processo de verificação. Nós erramos. Lamentamos muito.”
O trailer, lançado na última segunda-feira (19/8), trazia supostos trechos de críticas negativas a clássicos dirigidos por Coppola, como “O Poderoso Chefão”, “O Poderoso Chefão II” e “Apocalypse Now”. A intenção parecia ser mostrar que Coppola havia enfrentado ceticismo mesmo com obras que mais tarde se tornaram clássicos indiscutíveis. No entanto, conforme descoberto pelo site Vulture, as citações eram falsas e nunca apareceram nas resenhas originais dos filmes.
Citações inventadas
Entre as citações fabricadas, a crítica de Andrew Sarris para “O Poderoso Chefão” no The Village Voice supostamente dizia que o filme era “um filme desleixado e autoindulgente”, enquanto a crítica da lendária Pauline Kael na New Yorker teria descrito a obra como “diminuída por sua pretensão artística”. Outras críticas falsas incluíam comentários atribuídos a Vincent Canby, do The New York Times, sobre “Apocalypse Now”, chamando-o de “oco em sua essência”, e ao famoso Roger Ebert, que teria acusado “Drácula de Bram Stoker” de ser “estilo sobre substância”.
Curiosamente, algumas críticas originais de fato continham trechos que, fora de contexto, poderiam sugerir dúvida sobre o talento de Coppola, mas as frases usadas no trailer não eram reais. Além disso, Ebert elogiou o “Drácula” de Coppola.
Repercussão de “Megalopolis”
“Megalopolis” tem sido um dos grandes experimentos cinematográficos de 2024. Coppola passou décadas tentando levantar os US$ 120 milhões necessários para realizar o épico, que teve sua estreia em Cannes em maio, recebendo uma ovação de 10 minutos do público, mas uma resposta mista da crítica. A Lionsgate assumiu a distribuição do filme, mas Coppola ou seus investidores são os responsáveis pelo custo de marketing.
Embora o trailer original tenha sido removido da página da Lionsgate, ele ainda pode ser encontrado em contas de terceiros no YouTube.