Jack White ameaça processar Trump por uso indevido de música

Músico se junta a outros artistas que criticam o uso não autorizado de suas músicas em campanhas políticas

Instagram/Jack White

Jack White, ex-vocalista do The White Stripes, anunciou que pretende processar a campanha de Donald Trump por utilizar, sem autorização, a música “Seven Nation Army” em um vídeo promocional. O vídeo, postado por Margo Martin, Diretora Adjunta de Comunicações de Trump, foi rapidamente removido, mas não antes de White expressar sua indignação nas redes sociais.

Reação e declaração do músico

Em uma publicação no Instagram, White foi enfático ao criticar o uso indevido de sua música, referindo-se a Trump e sua equipe como “fascistas” e destacando: “Não pensem em usar minha música.” Ele também criticou o ex-presidente por insultar veteranos de guerra durante uma visita ao Cemitério Nacional de Arlington, onde teria ocorrido um incidente envolvendo membros de sua equipe.

Ação legal e outros artistas envolvidos

Jack White não é o único a se manifestar contra o uso de suas músicas na campanha de Trump. Nesta semana, a Universal Music enviou um aviso legal à campanha após o uso não autorizado de músicas do ABBA. Além disso, Celine Dion e Foo Fighters também se pronunciaram publicamente contra a reprodução de “My Heart Will Go On” e “My Hero” em eventos de Trump.