A Globo cometeu uma gafe na noite de domingo (11/8) durante a exibição do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris no “Fantástico”. Acontece que a emissora se confundiu e colocou a bandeira do Reino Unido no lugar do Japão, que ficou em terceiro lugar na competição.
A cena aconteceu durante apresentação do jornalista Alex Escobar, que estava mostrando as posições finais dos países no evento esportivo e, indiretamente, foi associado ao vacilo da equipe de edição. No quadro, os Estados Unidos apareciam em 1º lugar (40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes), seguido pela China (40 ouros, 27 pratas e 24 bronzes) e pelo Japão (20 ouros, 12 pratas e 13 bronzes).
Foi nesse momento que os editores da emissora trocaram a bandeira japonesa, uma das mais conhecidas e simples do mundo, pela imagem que representa o Reino Unido. Vale lembrar que o símbolo do Japão é apenas um retângulo branco com um círculo vermelho, enquanto a bandeira britânica tem tons de azul, vermelho e branco.
Para piorar a situação, os atletas do Reino Unido ficaram em 7º lugar (14 ouros, 22 pratas e 29 bronzes) no pódio final das Olimpíadas, ficando atrás da Austrália (18 ouros, 19 pratas e 16 bronzes), da França (16 ouros, 26 pratas e 22 bronzes) e da Holanda (15 ouros, 7 pratas e 13 bronzes).
O Brasil, por sua vez, ficou ainda mais distante do pódio na 20ª posição (3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes). O atual desempenho foi inferior ao dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021) e do Rio de Janeiro (2016), quando conquistou 7 medalhas de ouro em cada competição.
A gafe geográfica não passou batida entre os telespectadores da emissora. “Mudou a bandeira do Japão? Não sabia… ficou bonita!”, ironizou uma internauta no X (antigo Twitter).