Giovanna Boscolo, que participou do remake de “Chiquititas” (2013-2015), é uma das grandes promessas do Time Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. A atleta de lançamento de club deve garantir uma medalha paralímpica nos próximos dias.
“[A novela infantil] Foi uma febre, né? Até hoje o pessoal assiste no Netflix. Essa visibilidade que a novela me deu vai ser importante. Comecei a usar o meu Instagram para falar da causa do esporte paralímpico. É um mundo de possibilidade e muda a forma como as pessoas veem. E também falar sobre a doença, em que há uma questão de aceitação”, afirmou Giovanna.
Quem é ela?
Filha de educadores físicos, Giovanna iniciou a vida esportiva como ginasta aeróbica, porém teve seu desempenho comprometido após duas lesões. Neste período, ela recebeu o diagnóstico de Ataxia de Friedreich, uma doença neurodegenerativa rara que compromete o equilíbrio, causa tremores e dificuldades na fala.
“Quando descobri, para mim, foi bem difícil. O médico falou que poderia continuar com tudo, mas que não poderia mais ser atleta. Eu ainda treinei por um tempo, sem competir, até que me desliguei. Foi muito difícil”, lamentou ela, que decidiu cursar biomedicina e dedicou seu TCC (Trabalho de Conclusão de Corpo) ao estudo da doença.
Pouco depois, Giovanna estagiou no CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e trabalhou no setor de Ciência do Esporte, até ser convidada a treinar atletismo. Ela também aproveitou para experimentar o arremesso de club, em que lança o objeto enquanto fica sentada. Foi neste esporte que passou a disputar competições internacionais e bateu recordes.