Ex-Band Kids assume internação psiquiátrica e convivência com transtorno bipolar

Renata Sayuri compartilhou sua experiência de tratamento psiquiátrico e aconselhou quem enfrenta doenças mentais

Divulgação/Band e Instagram/Renata Sayuri

Renata Sayuri, 43, conhecida como apresentadora do Band Kids e outros projetos televisivos, abordou publicamente sua internação recente em uma clínica psiquiátrica em São Sebastião do Paraíso (MG), onde tratou de seu transtorno bipolar. A artista, que convive com a doença há 20 anos, decidiu abrir o assunto após a notícia da internação ganhar repercussão na mídia.

“Faço tratamento há 20 anos. A última internação, por acaso, saiu na imprensa. Não estou lutando contra uma doença ou um vício. Convivo com uma doença psiquiátrica há 20 anos”, afirmou Sayuri em suas redes sociais. Ela destacou que é possível conviver com doenças psiquiátricas, graças aos avanços no tratamento, e ressaltou a importância de desmistificar o ambiente das clínicas psiquiátricas, fazendo referência ao histórico sombrio de instituições como o Hospital Colônia de Barbacena.

Internação e preconceito

A atriz aconselhou aqueles que sofrem com doenças mentais ou vícios a buscar ajuda, sem vergonha. “Há 20 anos, quando tive meu diagnóstico, procurei uma terapeuta psicanalista, e a questionei como deveria agir em sociedade, se eu poderia falar para as pessoas e contar meu diagnóstico. Com a experiência dela, ela achou que era melhor não. Não que eu devesse esconder, mas não aconselhou que eu colocasse o assunto de forma aberta”, compartilhou.

Hoje, Sayuri relata que superou o medo do preconceito: “Quando falo a respeito disso, não tenho mais o pavor ou o medo terrível de segregação, de preconceito, de ficar sem trabalho, sem amigos, de ficar à parte na sociedade”.

Apoio e humanização

Renata enfatizou a importância de procurar atendimento humanizado em casos onde a internação é necessária. “Há hospitais preparados para o acolhimento humanizado. Encontrarão profissionais preparados para acolher adictos, como também quem tem problemas psiquiátricos, como eu”, disse.

Com uma carreira marcada por passagens por produções como “Malhação”, “Sítio do Pica-pau Amarelo” e “Pequena Travessa”, além de ter atuado como apresentadora no “Band Kids” [com o nome Kira], Sayuri está atualmente afastada dos holofotes, vivendo no interior de Minas Gerais. Os últimos trabalhos como atriz foram no filme “Deixe-me Viver” (2016) e na série “A Vida Secreta dos Casais” (2017).