Diretor do Festival de Veneza deixa X em protesto contra declarações polêmicas de Elon Musk

Alberto Barbera anuncia saída da rede social, criticando os objetivos da plataforma sob nova direção

YouTube/Biennale Channel

Alberto Barbera, diretor artístico do Festival de Cinema de Veneza, anunciou nesta quinta-feira (8/8) que está deixando a plataforma X (antigo Twitter) em resposta às recentes declarações de seu proprietário, Elon Musk.

Motivos da saída

Barbera não especificou quais declarações de Musk o motivaram a sair da plataforma, mas mencionou contrariedade com os “objetivos e propósitos” da plataforma. “Após as últimas declarações do dono do Twitter (ou melhor, desculpe, do X), definitivamente perdi a vontade (já enfraquecida) de permanecer em uma plataforma, cujos objetivos e propósitos não compartilho mais”, escreveu Barbera.

Declarações polêmicas

Nos últimos dias, Musk causou controvérsia com uma série de postagens, incluindo alegações de que o Reino Unido estaria à beira de uma guerra civil, após distúrbios anti-imigrantes incitados por agitadores de extrema direita. Além disso, Musk chamou o diretor de processos públicos do Reino Unido, Stephen Parkinson, de “Woke Stasi” (ou, mal traduzindo o contexto cultural, de Polícia Politicamente Correta) após sua promessa de processar pessoas que publicam ou relatam material que incita ódio racial nas redes sociais. Em outras postagens, Musk atacou a vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata Kamala Harris, chamando-a de comunista, e declarou guerra a grandes corporações que se recusam a anunciar no X.

Agradecimento aos seguidores

Em uma postagem de acompanhamento, Barbera agradeceu aos seus cerca de 8.600 seguidores, bem como a outras pessoas que interagiram com ele na plataforma, afirmando que a maioria das trocas realizadas no perfil foram fontes de “interesse e prazer”. “Nos encontraremos novamente talvez em outro lugar, nos espaços da internet ainda não escravizados pelas ‘esquisitices’ de uma única pessoa”, escreveu.

Barbera estava na plataforma há 12 anos, tendo se inscrito quando ela ainda era conhecida como Twitter, sob a liderança de Jack Dorsey. Ele se junta a uma série de figuras de destaque que anunciaram sua saída do X devido às declarações provocativas de Musk na plataforma.