O renomado cineasta americano David Lynch, conhecido por obras como “Cidade dos Sonhos” e “Twin Peaks”, anunciou sua semi-aposentadoria, revelando que vai se afastar da direção em sets de filmes e séries. A decisão foi motivada por um enfisema pulmonar, conforme revelado pelo próprio artista em entrevista à revista Sight & Sound.
A decisão
Lynch explicou que o tabagismo teve um papel central em sua vida e carreira, mas acabou prejudicando sua saúde. “Fumar é algo que eu absolutamente amei, mas no fim das contas isso me afetou. Era parte da arte da vida, para mim. O tabaco, o cheiro dele, e acender as coisas, fumar, voltar e sentar… E então fumar novamente, analisar meu trabalho, pensar nas coisas… Nada no mundo é tão bonito quanto isso”, disse Lynch à revista. “Ao mesmo tempo, está me matando. Então eu tive que parar”, completou.
Impacto da saúde
Com a pandemia de Covid-19, Lynch destacou a importância de se cuidar, considerando os riscos adicionais que a doença representa. “Por causa da Covid, seria péssimo para mim ficar doente, mesmo com uma gripe”, afirmou o cineasta. Ele mencionou ainda que vai tentar realizar projetos remotamente, dirigindo de sua casa. “Eu gosto de estar entre as coisas e ter ideias no set. Mas eu tentaria fazer algo remotamente, se for necessário”, completou.
Esclarecimentos
Como a entrevista preocupou diversas pessoas sobre a situação real da saúde do diretor, ele usou as redes sociais para esclarecer que está bem e não pretende parar de filmar.
“Senhoras e senhores”, escreveu Lynch, “sim, tenho enfisema devido aos meus muitos anos de tabagismo. Tenho que dizer que gostei muito de fumar e adoro tabaco – o cheiro dele, acender cigarros no fogo, fumá-los – mas há um preço a pagar por esse prazer, e o preço para mim é o enfisema. Parei de fumar há mais de dois anos. Recentemente, fiz muitos exames e a boa notícia é que estou em excelente forma, exceto pelo enfisema. Estou cheio de felicidade e nunca vou me aposentar. Quero que todos saibam que realmente aprecio sua preocupação. Com amor, David”.