A atriz Claudia Alencar voltou aos trabalhos após seis meses internada com complicações de uma infecção bacteriana. A artista de 74 anos será a rainha no filme “King Lear”, uma adaptação do diretor inglês Quentin Lewis (“Macbeth King of the Favela”) da obra clássica de William Shakespeare.
“Estou adorando voltar a trabalhar. Parece que eu nunca parei. Na verdade, até no hospital estudava e lia. Agora faço essa personagem desafiadora, que é a Rainha Lear. Ela vai ficando decadente… É um prêmio fazer Shakespeare depois de tantos meses naquela clausura benigna do hospital”, comentou Claudia, adiantando que sente-se cada dia melhor.
A artista também adiantou que a versão contemporânea de “King Lear” não será tão distinta da obra original, lançada em 1606. “A modernidade do texto do Shakespeare me assusta. Ele fala dos governantes corruptos, de pessoas falsas, de como os velhos são tratados… Desde aquela época até agora seguem esses comportamentos inadequados do ser humano”, resumiu ela.
“Quentin Lewis deu uma versão contemporânea à história, mas obedecendo exatamente a dramaturgia do Rei Lear. A diferença é que tudo se passa na Rocinha, no Rio de Janeiro, a protagonista é uma rainha e os soldados são da milícia. É uma ideia genial”, completou Claudia.
Saúde abalada? Não mais!
Claudia Alencar foi internada em 17 de dezembro de 2023 na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio, com graves complicações de uma infecção bacteriana após realizar uma cirurgia na coluna. A atriz fez uso de antibióticos e apresentou melhora significativa em seu quadro de saúde.
Uma semana depois, ela passou por outra cirurgia para tratar a região do procedimento anterior. Os médicos descobriram que ela foi infectada com “staphylococcus aureus”, uma das bactérias mais perigosas e que é frequentemente encontrada na pele e fossas nasais de pessoas saudáveis.
Claudia apresentou piora significativa após a operação, com quadro similar a septicemia. A atriz ficou em ventilação mecânica durante uma semana, e continuou em estado grave depois de ser extubada.
Já em março, a artista foi encaminhada ao Hospital Blaci Barra, onde apresentou “excepcional recuperação motora, ganho de força e massa muscular” com auxílio de um programa de reabilitação intensiva. O tratamento rendeu até julho, quando ela apresentou um quadro de trombose venosa nas pernas e voltou a ser internada no local.
A nova hospitalização durou cerca de 20 dias, pois conseguiu se recuperar rapidamente e apenas manteve um tratamento ambulatorial, com sessões de fisioterapia para “manter os ganhos adquiridos durante a internação”.
Agora, Claudia Alencar continua seu processo de reabilitação com suporte de atividades físicas. “Voltei à musculação, com o personal Rogerinho Black, um craque! E vou, aos poucos, ganhando massa muscular. Estou bem feliz”, garantiu ela.