A atleta holandesa Femke Bol, vencedora da prova 4×400 misto no atletismo, deu um show, superou recordistas olímpicos e inspirou gritos em várias línguas dos narradores dos Jogos Olímpicos de Paris neste sábado (3/8), ao dar uma arrancada histórica. Em última volta surpreendente, a holandesa saiu do 4º lugar e, em menos de 50 segundos, ultrapassou três adversárias de peso para conquistar a primeira medalha de ouro da categoria para seu país.
Quando Femke recebeu o bastão de Isaya Klein Ikkink, na prova de revezamento que mistura homens e mulheres, a equipe holandesa estava na 4ª colocação, distante das primeiras colocadas. Mas Femke fez o inesperado. Cerca de 30 segundos depois de receber o bastão, ultrapassou a belga Naomi van den Broeck. Em mais 11 segundos, superou a britânica Amber Anning. E no resto de seu fôlego, em outros 6 segundos, deixou para trás a recordista olímpica americana Kaylyn Brown para cruzar a linha de chegada em 1º lugar.
Impressionou e viralizou
Em meio ao espanto com a façanha da holandesa, usuários do X descobriram um detalhe e ela acabou viralizando nas redes sociais por um motivo a mais.
Um vídeo de março deste ano, no qual Femke Bol concede uma entrevista após uma prova, foi parar entre os mais vistos do X em todo o mundo graças à voz fina e anasalada da atleta, que foi comparada ao personagem Mickey Mouse. “A holandesa Femke Bol que venceu os 4×400 misto também trabalha como dubladora do Mickey”, brincou um usuário. Outros a chamaram de “Mickey holandesa”. “A Mickey holandesa existe”, comentou um internauta.
Já o perfil oficial dos Jogos Olímpicos criou um apelido diferente para ela: “Ícone”, conforme postou após sua vitória impressionante.
ASSUSTADOR o que a Femke Bol dos Países Baixos fez no final do revezamento 4×400 misto.. pic.twitter.com/CqbATl3sb7
— Willame Figueredo (@willameee) August 3, 2024
Lembrando que a Femke Bol, que destruiu os 4×400 Misto também dupla o Mickey Mouse https://t.co/0QHvgNkGk2
— gugpizzo.bsky.social (@gugpizzo) August 3, 2024
ICON. 🇳🇱 pic.twitter.com/m4Zchyyk4j
— The Olympic Games (@Olympics) August 3, 2024