Aerosmith anuncia fim da carreira devido a problemas vocais de Steven Tyler

Banda americana cancela turnê de despedida e anuncia aposentadoria dos palcos após meio século de rock

Instagram/Aerosmith

A banda americana Aerosmith anunciou sua aposentadoria dos palcos nesta sexta (2/8). A decisão veio acompanhada do cancelamento de todas as datas restantes de sua turnê de despedida, “Peace Out… Farewell Tour”, marcando oficialmente o fim da estrada para a banda fundada em 1970, em Boston, Estados Unidos. A decisão foi tomada após o diagnóstico de que a recuperação vocal do cantor Steven Tyler não seria possível.

A decisão de cancelar a turnê

A turnê de despedida da banda, que começou em setembro de 2023, foi interrompida após apenas três shows devido a uma lesão vocal de Tyler. Em comunicado, a banda afirmou que o cantor passou meses tentando recuperar sua voz, mas sem sucesso. “É evidente que uma recuperação completa da lesão vocal de Steven não é possível. Tomamos uma decisão difícil e necessária – como uma banda de irmãos – de nos aposentar dos palcos”, declarou o grupo em comunicado oficial.

A mensagem de despedida

Em uma postagem emotiva nas redes sociais, a banda agradeceu aos fãs pelo apoio ao longo dos anos. “Foi a honra de nossas vidas ter nossa música se tornando parte da vida de vocês. Em cada clube, em cada grande turnê e em momentos grandiosos e privados, vocês nos deram um lugar na trilha sonora de suas vidas”, disse o texto. “Tocamos para impressionar vocês. Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento único. Ele lutou muito para recuperá-la, mas, infelizmente, a recuperação completa não é possível.”

História e legado da banda

O sucesso mundial Aerosmith transcendeu gerações com hits como “Dream On”, “Sweet Emotion”, “Rock This Way”, “Dude (Looks Like a Lady)”, “Love in an Elevator”, “Janie’s Got a Gun”, “I Don’t Want to Miss a Thing”, “Jaded” e inúmeros outros. Ao longo de sua carreira, a banda lançou 15 álbuns de estúdio, sendo o último “Music From Another Dimension!” em 2012.

Embora o comunicado não mencione explicitamente a possibilidade de novas gravações, a banda já estava longe dos estúdios há mais de uma década, apresentando-se apenas ao vivo, como no show especial que celebrou os 50 anos de carreira no Fenway Park, em Boston, em 2022.