A Polícia Civil de Goiás não vai autuar o casal Andressa Suita e Gusttavo Lima por deixarem o filho de 7 anos dirigir um carro. Em comunicado, a Delegacia de Polícia de Bela Vista – 2ª DRP informou que analisou as imagens e ressaltou que o incidente ocorreu “em uma propriedade privada, não aberta à circulação”.
Análise do Código de Trânsito
A falta de autuação se deve ao fato de o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não especificar regras para locais puramente privados, como um terreno de família aonde ninguém acessa, dentro de uma fazenda ou um sítio.
Caso a situação tivesse ocorrido em uma via pública, seria considerada uma infração gravíssima, pois o CTB proíbe que pessoas sem habilitação conduzam veículos. Além disso, é uma infração entregar a direção de um veículo a uma pessoa não habilitada.
O artigo 64 do CTB também enfatiza que apenas crianças com 10 anos ou mais e altura mínima de 1,45 m podem ocupar o banco do passageiro, e devem estar devidamente sentadas e com o cinto de segurança.
Entenda a polêmica
A polêmica surgiu quando a modelo Andressa Suita, esposa do cantor sertanejo, publicou um vídeo nos Stories com um registro do filho mais velho, Samuel, de 7 anos, dirigindo um carro.
No vídeo, além de Samuel no banco do motorista, seu irmão Gabriel, de 5 anos, aparece no banco da frente, pulando sem cinto de segurança. Em um momento do vídeo, Gabriel chega a ficar em pé no assento e coloca a cabeça para fora do teto solar.
Andressa escreveu “7 ou 18?!” em referência à idade de Samuel e à idade mínima necessária para conduzir um veículo, segundo a lei brasileira.
Nas redes, internautas encheram a modelo de críticas pela tentativa de gracinha. Um usuário no X (antigo Twitter) escreveu: “Gente, que absurdo a Andressa Suita postar o Gabriel dirigindo sozinho com 7 anos de idade. Independente do carro ser automático, o menino mal enxerga o que está à frente”.
pior ela achar q foi uma boa ideia postar um absurdo desses…. criança sem cinto etc
— chi (@chipierossi_) June 30, 2024