Netflix assume que “Pedaço de Mim” é novela, mas só nos EUA

A produção nacional é promovida como série no Brasil, mas foi rotulada como "telenovela" para o público americano

Divulgação/Netflix

A Netflix causou confusão com o lançamento de “Pedaço de Mim”, gerando dúvidas sobre se a nova produção nacional é uma novela ou uma série. No Brasil, a plataforma optou por chamar o projeto de “série de melodrama”. Porém, nos Estados Unidos, o serviço de streaming não hesitou em rotulá-lo como telenovela, destacando o gênero de forma clara.

Classificação internacional

Na plataforma Tudum, de conteúdo da Netflix, “Pedaço de Mim” foi traduzido como “Desperate Lies” (Mentiras Desesperadas) e descrito abertamente como uma telenovela brasileira estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta. A sinopse adianta que a trama cobre duas décadas de um casamento complicado por traições, segredos e uma gravidez rara de gêmeos de pais diferentes.

Reação do público

No Brasil, a Netflix tem evitado usar o rótulo de “novela”, optando por descrições como “melodrama brasileiro” e “minha nova série”. A tentativa de distanciar a produção do termo novela gerou indignação entre os fãs, que consideram o gênero uma parte integral da cultura brasileira. Por isso, muitos criticaram a tentativa de minimizar o formato. Já para o público americano, a produção é apresentada como uma “telenovela brasileira” para explorar um certo apelo exótico de sua concepção.

Lançamento e trama

Com 17 episódios, bem mais que uma minissérie de melodrama, “Pedaço de Mim” chegou ao streaming nesta sexta-feira (5/7) contando a história bizarra de Liana, personagem de Juliana Paes interpreta Liana, que enfrenta uma crise no casamento com Tomás (Vladimir Brichta) após descobrir uma traição. A situação se complica quando Liana é drogada e estuprada, resultando em uma gravidez de gêmeos de pais diferentes.

Escrita por Angela Chaves, conhecida por “Os Dias Eram Assim” e o remake de “Éramos Seis”, a atração tem produção de A Fábrica, direção artística de Maurício Farias (“Verônica”) e roteiro assinado por Angela Chaves (“Éramos Seis”). O elenco também conta com Felipe Abib (“Verônica”), Paloma Duarte (“Pecado Mortal”), João Vitti (“Despedida de Solteiro”), Jussara Freire (“Éramos Seis”), Martha Nowill (“Entre Nós”) e Antonio Grassi (“Chamas da Vida”).