O jornalista, tradutor, escritor e músico Luiz Chagas faleceu aos 72 anos. A notícia foi confirmada por meio de uma publicação no Instagram nesta quarta-feira (10/7), sem divulgação da causa da morte.
Trajetória na música
Luiz Antônio Sampaio Chagas nasceu em Goiânia em 1952 e destacou-se como guitarrista da Banda Isca de Polícia, liderada por Itamar Assumpção (1949-2003). Ele foi um dos fundadores do movimento musical conhecido como vanguarda paulistana. Entre suas composições, destaca-se a música “Pesadelo”, do álbum “Pretobrás” (1998), de Assumpção.
Declarações sobre a paixão pela música
Em 2018, às vésperas de estrear o show “Música de Apartamento”, Chagas conversou com o Estadão, onde tinha uma coluna, sobre seu amor pela música. Ele contou que seu interesse começou na infância, ao ganhar um violão, mas a profissão só se desenvolveu posteriormente. “A música veio quando eu já tinha 30 anos e dois filhos para criar. Não foi um arroubo de juventude”, revelou.
Contribuições para o cinema e a carreira dos filhos
Nos anos 1980, Chagas compôs trilhas sonoras para diversos filmes, como “Filme Demência” (1986), “Anjos de Arrabalde” (1987) e “Quincas Borba” (1987). E recentemente sua trajetória musical voltou a ganhar destaque com a carreira dos filhos, o produtor Gustavo Ruiz e a cantora Tulipa Ruiz. Ele colaborou nos álbuns de Tulipa, “Efêmera” (2010) e “Tudo Tanto” (2012).
Álbum póstumo
Luiz Chagas estava finalizando seu primeiro álbum solo, intitulado “Música de Apartamento”, com repertório autoral inédito. O projeto, agora, será lançado como uma homenagem póstuma.