Mel Maia se pronuncia sobre suposto vídeo íntimo com traficante

Atriz de 20 anos afirma que vídeo foi criado com inteligência artificial e desabafa sobre a toxicidade nas redes sociais

Instagram/Mel Maia

A atriz Mel Maia abordou publicamente o vazamento de um suposto vídeo íntimo seu com o traficante Corolla, que circulou nas redes sociais nesta quinta (4/7), tornando-se um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter). A atriz iniciou seu pronunciamento enfatizando que tem evitado a rede social devido à toxicidade do ambiente e prefere utilizar o Instagram para interagir com seus seguidores.

“Sei que o Twitter é um local muito tóxico e que as pessoas costumam falar mal das outras. Falo mais aqui. A satisfação que eu tô dando é pras minhas amigas, vocês que me acompanham”, disse Mel Maia no Instagram.

Vídeo de inteligência artificial

A atriz afirmou que o vídeo em questão foi gerado por inteligência artificial. “Sinceramente? Eu estou pouco me f*dendo. Todo mundo sabe que é um vídeo de inteligência artificial, mas todo mundo insiste em dizer que é real. Vocês acham que em sã consciência eu deixaria alguém fazer um vídeo meu desse?”, questionou a atriz de 20 anos.

Histórico de fake news

Mel Maia mencionou que já foi alvo de diversas fake news ao longo de sua carreira. “Povo já inventou que eu morri, que eu bati em fotógrafo, que eu cuspi em fã, já inventaram coisas aterrorizantes sobre mim. Já fizeram montagem minha pelada”, desabafou a atriz. “Desde os meus 5 anos de idade eu sou obrigada a ver barbaridades sobre mim na internet. Nada novo sob o sol.”

A atriz concluiu seu pronunciamento destacando que continuará vivendo sua vida normalmente. “Vai ser assim agora, amanhã, até o fim da minha carreira. Estou vivendo a minha vida muito bem.”

Contexto da situação

O suposto vídeo de Mel Maia em cenas íntimas com William Sousa Guedes, conhecido como Corolla, um dos chefes do tráfico do Comando Vermelho, começou a circular após o criminoso ser preso na Zona Norte do Rio de Janeiro na quarta-feira (3/7).

Logo após a prisão, registros do celular do traficante, incluindo o suposto vídeo com Mel Maia, viralizaram nas redes sociais. Mas alguns usuários perceberam que o vídeo era uma deepfake, uma técnica que utiliza inteligência artificial para substituir o rosto de uma pessoa pelo de outra em imagens ou vídeos.

Um usuário do X alertou sobre a falsidade do vídeo: “Começaram as fake news criadas com Inteligência Artificial [deepfake]. Tá circulando um vídeo fake dizendo que a Mel Maia caiu na rede se ‘relacionando’ com o traficante Corolla. O vídeo se trata de uma deepfake, assim, usando IA para substituir o rosto verdadeiro por um posto desenhado pela IA. Sempre é bom se atentar aos detalhes de falhas de IA, como os olhos [que bugam no registro]. Antes de compartilhar, verifiquem.”