Parte do público presente em Paris, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos desta sexta (26/7), ficou frustrada em perceber que a participação da cantora Lady Gaga não aconteceu ao vivo. Toda a performance foi pré-gravada e vídeos postados nas redes sociais mostram que ela não estava no local no momento em que as imagens de sua performance foram transmitidas pelas TVs de todo o mundo.
Performance pré-gravada
Até o momento, não se sabe o motivo da performance ter sido gravada e não ao vivo. Relatos da imprensa internacional indicaram que Lady Gaga gravou sua participação cerca de três horas antes do início da cerimônia. A cantora também não cantou, optando por dublar a si mesma num registro feito previamente em estúdio. Apesar de nada ser ao vivo, teve queda de um dos bailarinos diante das câmeras.
Durante a performance, Lady Gaga foi acompanhada por oito bailarinos que carregavam leques com plumas rosa, ajudando a compor seu figurino, uma roupa da marca Dior. Ela se apresentou às margens do Rio Sena, onde a cerimônia ocorreu, cantando “Mon Truc en Plumes” em homenagem à bailarina, atriz e cantora francesa Zizi Jeanmaire.
A americana e a cultura francesa
Apesar da homenagem, o motivo da participação da americana no evento de celebração da cultura francesa, assim como da canadense Celine Dion, não mereceu uma justificativa dos organizadores.
Após sua participação ser exibida, ela escreveu no X: “Embora eu não seja uma artista francesa, sempre senti uma conexão muito especial com os franceses e com o canto de música francesa. Eu não queria nada mais do que criar uma performance que aquecesse o coração da França, celebrasse a arte e a música francesas e, em uma ocasião tão importante, lembrasse a todos de uma das cidades mais mágicas do planeta: Paris”.
fans in paris, france boos Lady Gaga after finding out her performance was pre recorded & she wasn’t physically present #Olympic2024 pic.twitter.com/YH0fxeNvNE
— i 🥀 (@eimikoperry) July 27, 2024