Kendrick Lamar lançou na noite desta quinta-feira (4/7) o tão aguardado videoclipe de “Not Like Us”. A música, que é um diss (abreviação de “disrespect”) feito para Drake, já é um enorme sucesso, com forte impacto na cultura pop. Mas faltava o clipe, que Lamar co-dirigiu com Dave Free nas ruas de Compton e Watts, em Los Angeles, consagrando-o como o vencedor na rivalidade que começou no início deste ano.
Videoclipe com provocações
O clipe começa com Tommy the Clown deixando Lamar entrar em uma sala metálica antes de o rapper fazer flexões sobre blocos de concreto, numa referência ao clipe “Push Ups” de Drake. Logo, o artista aparece quebrando uma piñata de coruja, uma referência ao símbolo da gravadora OVO de Drake, enquanto uma legenda na tela diz: “Nenhum OVHoe foi prejudicado durante a produção deste vídeo”. O vídeo inclui outras cenas de coruja, além de imagens de Lamar dirigindo com o produtor DJ Mustard e dançando com sua noiva Whitney Alford e seus dois filhos, numa clara resposta às insinuações de Drake na música “Family Matters”.
Histórico da rivalidade
A rivalidade entre Kendrick Lamar e Drake escalou em março de 2024, com a participação surpresa de Lamar no single “Like That” de Future e Metro Boomin, que Drake entendeu como um ataque pessoal. Drake respondeu com “Push Ups” e “Taylor Made Freestyle”, e Lamar contra-atacou com “Euphoria” e “6:16 in LA”. Horas após o lançamento de “6:16 in LA”, Drake respondeu com “Family Matters”, acusando Lamar de abusar de sua parceira romântica Whitney Alford e alegando que um de seus dois filhos foi gerado por seu parceiro criativo, Dave Free. Menos de uma hora depois, Lamar respondeu com “Meet the Grahams”, descrevendo Drake como um suposto predador sexual que comanda uma rede de tráfico sexual em sua mansão em Toronto, conhecida como a Embaixada, enquanto teria uma filha secreta.
Temas abordados em “Not Like Us”
“Not Like Us” foi lançada inesperadamente em 4 de maio de 2024, menos de 24 horas após “Meet the Grahams”. Sua letra continua temas introduzidos na faixa anterior, dobrando as alegações contra Drake de pedofilia e má conduta sexual, além de acusá-lo de explorar a cena musical e cultural de Atlanta para obter credibilidade e benefícios financeiros. Drake respondeu com “The Heart Part 6”, mas sua música não teve o mesmo impacto.
Impacto cultural
A gravação de Lamar alcançou o 1º lugar na Billboard Hot 100 e quebrou vários recordes de streaming, passando a ser considerada uma das melhores diss tracks de todos os tempos e uma forte candidata ao Grammy.
Além de dominar as paradas, “Not Like Us” se tornou um fenômeno cultural, virando trilha de eventos esportivos, sendo curtida por celebridades tão diferentes quantos Billie Eilish e Tom Hanks, e entrando até em campanhas políticas. Virou uma das músicas mais populares de 2024.