Jonny Greenwood, guitarrista do grupo Radiohead, encontra-se em tratamento intensivo devido a uma infecção grave. O artista estava em turnê com o projeto paralelo The Smile, formada ainda por Thom Yorke (também do Radiohead) e Tom Skinner (do Sons of Kemet), quando precisou ser internado às pressas. A informação foi confirmada quando a apresentação marcada para esta sexta-feira (12/7) foi cancelada.
Nota oficial do The Smile
O grupo The Smile publicou uma nota oficial explicando a situação do guitarrista. “Alguns dias atrás, Jonny ficou gravemente doente com uma infecção que precisou de tratamento hospitalar de emergência, parte dele em terapia intensiva. Fomos instruídos pela equipe médica responsável pelos cuidados de Jonny a cancelar todos os compromissos até que ele tenha tempo de se recuperar totalmente”, diz o comunicado.
Impacto na turnê europeia
A turnê do The Smile pela Europa, agendada para agosto, foi igualmente cancelada. “Todos nós desejamos a Jonny uma rápida recuperação”, conclui a nota, que também foi compartilhada pelas redes sociais do Radiohead.
Carreira como compositor de trilhas sonoras
Além de seu trabalho com o Radiohead e The Smile, Jonny Greenwood é reconhecido por sua carreira como compositor de trilhas sonoras. Ele foi aclamado por suas contribuições para filmes como “Sangue Negro” (2007), “O Mestre” (2012) e “Trama Fantasma” (2017), todos dirigidos por Paul Thomas Anderson. Sua trilha sonora para “Trama Fantasma” foi indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. Greenwood também compôs para “Você Nunca Esteve Realmente Aqui” (2017), dirigido por Lynne Ramsay, e “Spencer” (2021), dirigido por Pablo Larraín.