Joe Egan, cantor da banda Stealers Wheel, morre aos 77 anos

Seu hit "Stuck in the Middle with You" marcou o rock dos anos 1970 e o cinema de Quentin Tarantino

Facebook/Gerry Rafferty

O cantor Joe Egan, co-fundador da banda Stealers Wheel e co-autor do sucesso “Stuck In The Middle With You”, faleceu no sábado (6/7) aos 77 anos. A notícia foi divulgada na página oficial do Facebook de seu parceiro falecido, Gerry Rafferty (1947-2011), administrada por sua filha, Martha. “Notícia muito triste que a outra metade do Stealers Wheel, Joe Egan, faleceu pacificamente ontem à tarde com seus entes queridos ao redor”, dizia o post. “Sempre o lembrarei como uma alma doce e gentil. Que ele descanse em paz.”

O começo e o maior hit

Egan, que originalmente sonhava em ser jogador de futebol, conheceu Rafferty quando ambos eram adolescentes na St. Mirin’s Academy, na cidade natal de Paisley, na Escócia. Eles formaram o Stealers Wheel no início dos anos 1970. Embora os primeiros dois singles da banda não tenham feito sucesso, o terceiro, “Stuck In The Middle With You”, se tornou um clássico do rock e pop.

Os dois co-escreveram e cantaram juntos a música, que alcançou o Top 10 nos EUA e no Reino Unido, vendendo mais de 2 milhões de cópias. O sucesso do single impulsionou o álbum de estreia homônimo da banda, lançado em 1972 pela A&M Records.

Conexão Tarantino

A canção teve um ressurgimento nas paradas de sucesso duas décadas depois, quando foi utilizada em uma cena chave do filme de estreia de Quentin Tarantino, “Cães de Aluguel” (1992). A alegre “Stuck In The Middle With You” tocou enquanto o personagem Mr. Blonde (Michael Madsen) torturava um policial e dançava ao som da faixa.

“Stuck In The Middle With You” também apareceu em dezenas de filmes e programas de TV nas décadas seguintes, incluindo “The Guilt Trip”, “E.R.”, “Gilmore Girls”, “That ’70s Show”, “Malcolm in the Middle”, “Raising Hope”, “Cold Case”, “Top Gear” e “Os Simpsons”.

Outros sucessos e o final da banda

Embora tenha sido o maior sucesso do Stealers Wheel, não foi o único hit. O single seguinte, “Everything Will Turn Out Fine”, chegou ao Top 50 da Billboard, e “Star”, uma música composta por Egan no segundo álbum da banda, “Ferguslie Park” (1973), alcançou o Top 30. Recentemente, ela tabmém foi destaque em um episódio de “A Maravilhosa Sra. Maisel”. No entanto, tanto esse disco quanto o terceiro álbum do Stealers Wheel, “Right or Wrong” (1975), não conseguiram sucesso nas paradas, e a banda se separou pouco depois.

Egan ainda lançou dois álbuns solo, “Out of Nowhere” (1979) e “Map” (1981), mas nenhum deles fez sucesso nas paradas.