Joe Egan, cantor da banda Stealers Wheel, morre aos 77 anos

Joe Egan, cantor da banda Stealers Wheel, morre aos 77 anos

Seu hit "Stuck in the Middle with You" marcou o rock dos anos 1970 e o cinema de Quentin Tarantino

Facebook/Gerry Rafferty

O cantor Joe Egan, co-fundador da banda Stealers Wheel e co-autor do sucesso “Stuck In The Middle With You”, faleceu no sábado (6/7) aos 77 anos. A notícia foi divulgada na página oficial do Facebook de seu parceiro falecido, Gerry Rafferty (1947-2011), administrada por sua filha, Martha. “Notícia muito triste que a outra metade do Stealers Wheel, Joe Egan, faleceu pacificamente ontem à tarde com seus entes queridos ao redor”, dizia o post. “Sempre o lembrarei como uma alma doce e gentil. Que ele descanse em paz.”

O começo e o maior hit

Egan, que originalmente sonhava em ser jogador de futebol, conheceu Rafferty quando ambos eram adolescentes na St. Mirin’s Academy, na cidade natal de Paisley, na Escócia. Eles formaram o Stealers Wheel no início dos anos 1970. Embora os primeiros dois singles da banda não tenham feito sucesso, o terceiro, “Stuck In The Middle With You”, se tornou um clássico do rock e pop.

Os dois co-escreveram e cantaram juntos a música, que alcançou o Top 10 nos EUA e no Reino Unido, vendendo mais de 2 milhões de cópias. O sucesso do single impulsionou o álbum de estreia homônimo da banda, lançado em 1972 pela A&M Records.

Conexão Tarantino

A canção teve um ressurgimento nas paradas de sucesso duas décadas depois, quando foi utilizada em uma cena chave do filme de estreia de Quentin Tarantino, “Cães de Aluguel” (1992). A alegre “Stuck In The Middle With You” tocou enquanto o personagem Mr. Blonde (Michael Madsen) torturava um policial e dançava ao som da faixa.

“Stuck In The Middle With You” também apareceu em dezenas de filmes e programas de TV nas décadas seguintes, incluindo “The Guilt Trip”, “E.R.”, “Gilmore Girls”, “That ’70s Show”, “Malcolm in the Middle”, “Raising Hope”, “Cold Case”, “Top Gear” e “Os Simpsons”.

Outros sucessos e o final da banda

Embora tenha sido o maior sucesso do Stealers Wheel, não foi o único hit. O single seguinte, “Everything Will Turn Out Fine”, chegou ao Top 50 da Billboard, e “Star”, uma música composta por Egan no segundo álbum da banda, “Ferguslie Park” (1973), alcançou o Top 30. Recentemente, ela tabmém foi destaque em um episódio de “A Maravilhosa Sra. Maisel”. No entanto, tanto esse disco quanto o terceiro álbum do Stealers Wheel, “Right or Wrong” (1975), não conseguiram sucesso nas paradas, e a banda se separou pouco depois.

Egan ainda lançou dois álbuns solo, “Out of Nowhere” (1979) e “Map” (1981), mas nenhum deles fez sucesso nas paradas.