“Descendentes: A Ascensão de Copas” quebra recorde de estreia na Disney+

Filme tem a maior abertura de uma produção original do Disney Channel na plataforma

Divulgação/Disney+

“Descendentes: A Ascensão de Copas” estreou na sexta (12/7) na Disney+ com um recorde impressionante. Com 6,7 milhões de visualizações no primeiro fim de semana, o filme se tornou a maior estreia de uma produção original do Disney Channel na plataforma, segundo informou a própria Disney.

Comparações com outras estreias

Este número é significativo para qualquer lançamento no Disney+, embora a comparação direta com outros títulos seja difícil devido à inconsistência na divulgação dos dados de audiência do streaming. Este ano, o filme “Taylor Swift: The Eras Tour” teve 4,6 milhões de visualizações em três dias. Em dezembro, a série “Percy Jackson e os Olimpianos” registrou 13,3 milhões, mas os números foram divulgados após seis dias, enquanto “The Acolyte” registrou 4,8 milhões de visualizações em seu primeiro dia. Já a 2ª temporada de “Loki” alcançou mais de 10 milhões de visualizações nos primeiros três dias, tornando-se uma das séries mais populares da plataforma.

Atração para o público infantil

Títulos voltados para o público infantil são um grande atrativo para o Disney+, o que explica o bom desempenho inicial de “Descendentes: A Ascensão de Copas”. A Disney define visualizações como horas assistidas divididas pelo tempo de execução, então, embora não seja uma comparação direta, o terceiro filme da franquia teve um desempenho semelhante em sua estreia na TV linear, atraindo pouco mais de 8 milhões de espectadores em 2019.

Desempenho fora do streaming

“Descendentes: A Ascensão de Copas” também gerou muito barulho fora da Disney+. Sua trilha sonora já acumula mais de 26 milhões de streams em várias plataformas, e a hashtag #Descendants tem mais de 95 milhões de visualizações nos EUA, além de mais de 9 bilhões de visualizações globalmente.

O filme ainda será exibido no Disney Channel em 9 de agosto, e espera-se que tenha um bom desempenho na TV paga.

Enredo do filme

A franquia “Descendentes” apresenta a nova geração de personagens dos contos de fada, centrando-se nos filhos de icônicos heróis e vilões dos desenhos clássicos da Disney. O primeiro filme, “Descendentes”, estreou em julho de 2015 e foi um sucesso imediato, sendo o mais assistido no Disney Channel naquele ano. Assim, duas sequências foram lançadas nos quatro anos seguintes, até que a morte precoce do ator Cameron Boyce em 2019 deu fim à geração original dos filhos bonzinhos dos grandes vilões – o final da saga foi ao ar como um especial animado em 2021.

Por isso, “Descendentes: A Ascensão de Copas” é uma espécie de reboot, que apresenta novos personagens.

O filme introduz Kylie Cantrall (“Gabby Duran: Babá de Aliens”) como Red, a princesa do hostil País das Maravilhas. A filha da Rainha de Copas é a mais nova vilã adolescente a entrar em Auradon e dar o que falar com seu comportamento rebelde. Entretanto, quando sua mãe incita um golpe contra o reino encantado, Red surpreende ao decidir unir forças com Chloe (Malia Baker, de “O Clube das Babás”), a filha de Cinderela e do Rei Encantado, para viajar no tempo e desfazer o evento traumático que levou a Rainha de Copas a tomar seu rumo vilanesco. Mas ao chegarem no passado, as duas se surpreendem ao descobrir que a jovem Princesa de Copas era na verdade uma adolescente simpática e agradável, dando início a uma investigação para descobrir o que a tornou malvada.

Além das duas protagonistas, o elenco destaca as cantora Brandy como Cinderela e Rita Ora como a Rainha de Copas. Para completar, China Anne McClain retorna como a favorita dos fãs, Uma (a filha de Úrsula), que agora é a nova diretora da escola Auradon Prep, enquanto Melanie Paxson reprisa seu papel como Fada Madrinha.

Fiel à tradição musical de “Descendentes”, a produção inclui sete novas canções originais, duas reprises e uma versão de “So This Is Love”, do clássico animado “Cinderela”.