Crunchyroll desativa seção de comentários para manter “ambiente seguro”

Apesar de impedir a publicação de comentários, a plataforma manteve o sistema de avaliação com estrelas

Divulgação/Crunchyroll

A Crunchyroll anunciou nesta segunda-feira (8/7) que desabilitou a seção de comentários da plataforma. Em comunicado, a empresa diz que a decisão foi tomada para manter um “ambiente seguro e respeitoso” para seus usuários.

“Na Crunchyroll, nós priorizamos a criação de um ambiente comunitário seguro e respeitoso. Para manter esse padrão, ocultamos todo o conteúdo gerado por usuários, incluindo comentários e avaliações, em todas as nossas plataformas e experiências”, diz uma nota compartilhada na página de suporte e atendimento ao cliente da Crunchyroll.

Apesar da decisão, a plataforma manteve o sistema de avaliação com estrelas como alternativa de “contato”, e até incentiva os usuários a comentarem sobre os animes disponíveis no catálogo nas redes sociais do streaming.

Ataques e críticas

A Crunchyroll não citou nenhum acontecimento específico para a decisão que impede comentários em toda a plataforma, incluindo episódios e artigos de notícias. Contudo, alguns assinantes especulam que o motivo pode envolver os crescentes ataques homofóbicos a animes do gênero “Boys-Love” (BL), que trazem romances entre homens.

Nas redes sociais, os usuários ainda destacam que a medida foi tomada logo após uma enxurrada de comentários ofensivos a respeito do anime “Twilight Out of Focus”, lançado no início deste mês. Outros perfis ainda mencionam as várias críticas às traduções de “My Deer Friend Nokotan”, que teriam sido geradas por Inteligência Artificial (IA).

Ainda não está claro se as críticas afetaram diretamente a decisão.