Criador de “Sandman” é acusado de abuso sexual por duas mulheres

Autor best-seller Neil Gaiman enfrenta graves acusações e investigação policial na Nova Zelândia

Instagram/Neil Gaiman

O escritor Neil Gaiman, autor de obras que viraram séries, como “Sandman”, “Belas Maldições” e “Deuses Americanos”, está sendo investigado por abuso sexual de duas mulheres. As acusações foram detalhadas em uma reportagem da Tortoise Media e envolvem incidentes ocorridos com quase 20 anos de diferença. O autor nega todas as acusações.

Acusações de Scarlett

A primeira mulher a se manifestar, identificada como Scarlett, de 23 anos, trabalhava como babá na casa de Gaiman na Nova Zelândia em 2022, quando o incidente ocorreu. Scarlett alega que foi abusada por Gaiman em uma banheira poucas horas após seu primeiro encontro na residência. Apesar de terem mantido um relacionamento de três semanas, que ambos afirmam ter sido consensual, Scarlett acusa Gaiman de ter realizado “atos sexuais penetrantes violentos e degradantes” com ela, alguns dos quais não foram consentidos. Segundo a Tortoise, as alegações de Scarlett seriam corroboradas por “mensagens contemporâneas, notas e amigos que conversaram com ela na época”.

Acusações de K

O segundo incidente teria ocorrido em meados dos anos 2000. A vítima, identificada como K, tinha 18 anos quando conheceu Neil Gaiman em uma sessão de autógrafos na Flórida em 2003. Eles começaram um relacionamento consensual quando K completou 20 anos e Gaiman estava na casa dos 40. K alega que, ao longo do relacionamento, Gaiman praticou sexo penetrante violento e doloroso que ela “nem queria nem gostava”. A Tortoise relata que, em um momento, K estava sofrendo de uma infecção dolorosa e se recusou a ter relações sexuais com Gaiman, mas ele ignorou sua negativa e continuou a penetração.

Negativas de Gaiman

Neil Gaiman nega as alegações de sexo não consensual com as duas mulheres. O incidente com Scarlett foi relatado à polícia da Nova Zelândia, que abriu uma investigação sobre Gaiman. O autor afirma que se ofereceu para ajudar a polícia neozelandesa com a queixa da jovem, mas que eles recusaram, afirmando que seus esforços investigativos estavam em andamento.

Sobre a queixa de Scarlett, Gaiman disse à Tortoise que o incidente na banheira envolveu apenas carícias e beijos, e que o relacionamento culminou apenas em “penetração digital consensual”. Ele também alegou que as acusações de Scarlett foram resultado de uma condição médica associada a “falsas memórias”, o que a Tortoise diz não ser apoiado pelos registros médicos e histórico dela. Sobre as alegações de K, Gaiman afirmou que são motivadas pelo “arrependimento dela sobre o relacionamento” e nega qualquer comportamento ilegal com ela.

Neil Gaiman, de 63 anos, é um autor best-seller conhecido por romances e quadrinhos, que inspiram séries de sucesso e também por projetos de filmes como “Coraline e o Mundo Secreto” e “Stardust – O Mistério da Estrela”, entre outros. Atualmente, ele também é produtor executivo de “Sandman” e do spin-off “Garotos Detetives Mortos” na Netflix, e “Belas Maldições” na Prime Video.