Claudia Alencar voltou a ser internada na segunda-feira (8/7) após apresentar um quadro de trombose venosa (coágulo sanguíneo) nas pernas. A informação foi compartilhada pela imprensa apenas nesta quinta-feira (11/7).
Em nota, o Hospital Placi Barra informou que a artista está sendo tratada com anticoagulantes, repouso e suspensão do programa de reabilitação, do qual foi submetida nas últimas semanas após se recuperar de um quadro compatível a septicemia.
“A atriz Claudia Alencar foi submetida à nova cirurgia na coluna vertebral em 14/06, no Hospital Samaritano Barra, em função de reativação do quadro de dor. Ela foi readmitida há duas semanas no Hospital Placi Barra para novo programa de reabilitação e controle de dor. Claudia vem apresentando boa recuperação e já caminha sem auxílio”, relatou o hospital.
“Há 2 dias foi detectado quadro de trombose venosa em perna, sem qualquer complicação, mas requerendo anticoagulação, repouso e suspensão do programa de reabilitação que será retomado assim que o edema regredir. Em função do sucesso da nova intervenção cirúrgica e excelente progresso na reabilitação, a expectativa de recuperação desta nova internação será mais rápida. Claudia se encontra animada e bastante cooperativa com o programa de recuperação”, completou a nota.
Relembre o caso
Claudia Alencar foi internada em 17 de dezembro de 2023 na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio, com graves complicações de uma infecção bacteriana após realizar uma cirurgia na coluna. A atriz fez uso de antibióticos e apresentou melhora significativa em seu quadro de saúde.
Uma semana depois, ela passou por outra cirurgia para tratar a região do procedimento anterior. Os médicos descobriram que ela foi infectada com “staphylococcus aureus”, uma das bactérias mais perigosas e que é frequentemente encontrada na pele e fossas nasais de pessoas saudáveis.
Claudia apresentou piora significativa após a operação, com quadro similar a septicemia. A atriz ficou em ventilação mecânica durante uma semana, e continuou em estado grave depois de ser extubada.
Já em março, a artista foi encaminhada ao Hospital Blaci Barra, onde apresentou “excepcional recuperação motora, ganho de força e massa muscular” com auxílio de um programa de reabilitação intensiva.