Betty Faria protagoniza curta-metragem dirigido pela neta

A história fictícia foi inspirada num problema real que a artista teve nos canais lacrimais

Divulgação/Aquarioemsol Produções

A atriz Betty Faria protagonizou “Como chorar sem derreter”, um filme universitário dirigido por sua neta, Giulia Marzo Butler. O curta-metragem teve sua primeira exibição no 31º Festival de Cinema de Vitória.

Na trama, a artista interpreta Eliza, uma mulher que ficou com os olhos ressecados depois de ter segurado o choro por muito tempo. Em casa, ela conta o que está acontecendo para uma jovem que resolve brincar de cientista, inventando uma máquina para salvá-la.

Apesar do tom ficcional, o curta-metragem foi inspirado num problema nos canais lacrimais de Betty Faria, que causou um ressecamento e levou à formação de pedrinhas. A neta da atriz comentou que ela “só consegue chorar atuando”.

“A ideia surgiu quando Betty Faria, atriz do filme e avó da diretora, teve uma obstrução nos canais lacrimais e foi à médica. Ao invés de lágrimas, pequenas pedrinhas surgiram nos canais, quase como se o choro tivesse ficado preso. Betty sempre diz que só consegue chorar atuando, foi dessa crônica mágica que o filme surgiu”, contam a diretora Giulia Butler e a produtora Fernanda Conde.