A atriz, diretora e produtora brasileira Bárbara Paz foi selecionada para compor o júri do 81º Festival de Cinema de Veneza, que ocorrerá entre 28 de agosto e 7 de setembro. Ela integrará o corpo de jurados que definirá o vencedor do troféu “Leão do Futuro – Luigi De Laurentiis”, destinado ao melhor filme estreante apresentado no evento italiano, tanto na mostra principal quanto na seção Horizontes.
Bárbara Paz esteve presente no Festival de Veneza em 2019, com “Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, vencedor do troféu de Melhor Documentário, e em 2021 com o curta-metragem “Ato”.
Composição do júri
O júri também contará com o crítico de cinema italiano Gianni Canova, que presidirá o colegiado, o curador de festivais e diretor de mercados cinematográficos de Hong Kong Jacob Wong, o cineasta americano Ricky D’Ambrose (“The Catedral”) e a atriz canadense Taylor Russell (“Até os Ossos”).
Júri da mostra Horizontes
A Bienal de Veneza também anunciou o júri da mostra Horizontes, voltada para novas propostas de cineastas estreantes ou emergentes. A diretora e roteirista americana Debra Granik (“Inverno da Alma”) será a presidente do colegiado, que inclui o roteirista, diretor e produtor iraniano Ali Asgari (“Crônicas do Irmã”), a cineasta e roteirista síria Soudade Kaadan (“O Dia Em Que Perdi Minha Sombra”), o diretor, roteirista e produtor grego Christos Nikou (“Na Ponta dos Dedos”), a atriz sueca Tuva Novotny (“Aniquilação”), o diretor húngaro Gábor Reisz (“Por Alguma Razão Inexplicável”) e a roteirista e diretora italiana Valia Santella (“O Traidor”).
Júri da seleção principal
Em 10 de julho, o Festival de Veneza já havia divulgado os jurados da seleção principal do evento, responsável por designar o ganhador do Leão de Ouro. O júri será presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e contará com a participação do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho, conhecido por filmes como “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”.