Woody Allen vai dublar curta animado espanhol

"Mr. Fischer's Chair" revisita o Campeonato Mundial de Xadrez de 1972 e também credita o cineasta como co-produtor

Divulgação/Amazon

Woody Allen vai voltar à dublagem, 26 anos após “Formiguinhaz” (1998), para dar voz ao curta-metragem animado espanhol “Mr. Fischer’s Chair”. O anúncio foi feito durante o Festival de Annecy, onde também foram reveladas as artes conceituais do projeto. Veja abaixo.

Contexto e trama do filme

“Mr. Fischer’s Chair” revisita o Campeonato Mundial de Xadrez de 1972, quando Bobby Fischer enfrentou Boris Spassky. Durante o jogo 17, a equipe soviética acusou os americanos de manipular a cadeira de Fischer para prejudicar seu oponente, levando a uma inspeção detalhada da cadeira Eames Executive.

Direção e produção

O filme é dirigido por Xosé Zapata e Lorenzo Degl’ Innocenti, que anteriormente colaboraram no premiado curta-metragem animado “The Monkey”. Zapata é responsável pelo roteiro, e a animação combinará CGI com desenhos 2D.

“Mr. Fischer’s Chair” será uma co-produção entre Boavista Filmes (Portugal), Passion Pictures (Reino Unido), Imagic TV (Espanha) e DareSay (EUA), produtora de vários filmes de Allen, incluindo “Coup de Chance”. Allen, além de dublar, também será co-produtor.

Oliva, da Imagic TV, declarou: “A soma de talentos neste projeto e a participação da DareSay Films, juntamente com o trabalho realizado na Boavista Filmes, foram fundamentais nos seis meses em que trabalhamos para finalizar o desenvolvimento e possibilitar o anúncio do início da produção.”