Theo James é nomeado embaixador global da boa-vontade pela ONU

O ator britânico, conhecido por "Magnatas do Crime" e "The White Lotus", reforça seu compromisso com os refugiados

Divulgação/Netflix

A agência de refugiados da ONU anunciou nesta segunda-feira (17/6) a nomeação do ator britânico Theo James como embaixador global da boa-vontade. James, que participou de séries como “Magnatas do Crime” e “The White Lotus”, apoia o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) desde 2016 e já visitou países como Grécia, França e Jordânia para conhecer a realidade dos refugiados, informou a agência.

Experiência pessoal e motivação

Theo James afirmou que a história de sua própria família o motivou a se envolver com a causa dos refugiados. “Durante a 2ª Guerra Mundial, meu avô foi forçado a fugir da Grécia para a Síria em um pequeno barco e sua coragem e resistência me inspiraram a ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas deslocadas”, declarou em comunicado. “Meu avô foi bem recebido e abrigado pelo povo da Síria, o que permitiu que ele reconstruísse sua vida como médico e retribuísse. É por isso que é importante para mim ser solidário com refugiados que fugiram de conflitos hoje em dia e ajudá-los a compartilhar suas histórias. Eles precisam de nosso apoio agora mais do que nunca.”

Crescimento da crise dos refugiados

O Acnur divulgou na semana passada que o número de pessoas deslocadas à força atingiu um recorde de 117,3 milhões no fim de 2023, e esse número pode continuar a crescer sem mudanças nas políticas globais. “Ninguém escolhe se tornar refugiado. Mas todos nós podemos escolher como responder às pessoas que precisam de refúgio, cujas vidas dependem disso”, disse James.