Spencer Milligan, de “O Elo Perdido”, morre aos 86 anos

Ator viveu Rick Marshall, o pai da família que vai parar num universo alternativo com criaturas pré-históricas nos anos 1970

Divulgação/NBC

O ator Spencer Milligan, conhecido por interpretar o guarda florestal Rick Marshall na série “O Elo Perdido” (Land of the Lost), faleceu aos 86 anos em sua residência em Sturgeon Bay, Wisconsin, no dia 18 de abril. A informação foi confirmada por sua família.

Carreira e papel icônico

Milligan ganhou fama ao protagonizar as duas primeiras temporadas da série de ficção científica “O Elo Perdido”, exibida entre 1974 e 1976. Na trama, ele vivia o pai heroico dos jovens Will (Wesley Eure) e Holly Marshall (Kathy Coleman), que ficam presos em um universo alternativo habitado por dinossauros e outras criaturas estranhas após um terremoto.

O sucesso da série foi tanto que a imagem de Milligan estampou diversos produtos de merchandising, como lancheiras e brinquedos. No entanto, ele deixou o programa após a 2ª temporada devido a uma disputa contratual sobre pagamentos relacionados a esses produtos.

O destino da série após sua saída

Após a saída de Spencer Milligan, “O Elo Perdido” foi renovada para uma 3ª temporada. Para justificar a ausência do personagem Rick Marshall, os roteiristas criaram uma trama em que ele é sugado por uma porta temporal, e seu irmão Jack Marshall, interpretado por Ron Harper, encontra os sobrinhos Will e Holly e passa a cuidar deles. A série manteve sua premissa de aventuras no universo alternativo, mas enfrentou dificuldades em manter a mesma popularidade sem Milligan. Com isso, acabou cancelada ao fim do terceiro ano de produção

A série desenvolvida por Sid & Marty Krofft (criadores de “A Flauta Mágica” e “Sigmund e os Monstros Marinhos”) misturava ação ao vivo com animação em stop-motion para criar seus efeitos especiais, tornando-se um clássico cult da televisão.

Vida e legado

Nascido em 10 de setembro de 1937, em Oak Park, Illinois, Spencer James Milligan serviu no exército dos EUA até 1966 antes de estudar atuação com Lee Strasberg em Nova York e Joan Darling em Los Angeles. Ele fez sua estreia no cinema em “O Dorminhoco” (1973), de Woody Allen.

Milligan também participou de diversas séries de TV, incluindo “Gunsmoke”, “Baretta”, “McCloud”, “A Mulher Biônica”, “Alice”, “Vega$” e “Os Gatões”, mas seu único papel de destaque foi mesmo em “O Elo Perdido”.

Nos últimos 20 anos, ele se dedicou a ensinar e dirigir peças teatrais no interior do Wisconsin, nos Estados Unidos.