A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou na terça-feira (25/6) a lista dos novos integrantes convidados para integrar o corpo de votantes do Oscar. Entre os 487 nomes de 57 países, estão 7 brasileiros que ajudarão a escolher os indicados em suas respectivas categorias.
Brasileiros na lista
A atriz Maeve Jinkings, que fez alguns dos filmes brasileiros mais falados dos últimos anos, como “O Som ao Redor” (2012), “Boi Neon” (2015), “Aquarius” (2016) e “Padágio” (2023), foi convidada para o comitê de atuação. Na direção, a representante brasileira é Juliana Rojas, dos longas “Trabalhar Cansa” (2011), “Sinfornia da Necrópole” (2014) “As Boas Maneiras” (2017) e “Cidade; Campo” (2024), premiado no Festival de Berlim deste ano.
No segmento de documentários, os escolhidos foram Jorge Bodanzky, de “Amazônia, a Nova Minamata?” (2022) e “Iracema: Uma Transa Amazônica” (1974), e José Joffily, de “Quem Matou Pixote?” (1996) e “Sinfonia de um Homem Comum” (2022). Carlos Segundo, conhecido por “Sideral” (2021) e “Big Bang” (2022), foi incluído na lista dos curta-metragistas, enquanto Plínio Profeta, compositor para “O Palhaço” (2011) e “Soundtrack” (2017), entrou na categoria de música. Renata de Almeida Magalhães, produtora de “Praça Paris” (2017) e “Pendular” (2017), e Tatiana Leite, produtora de “Benzinho” (2018) e “Regra 34” (2022), foram convidadas para o quesito produção.
Nomes internacionais de destaque
Além dos brasileiros, a lista inclui nomes de peso do cinema internacional, como as atrizes Jessica Alba (“Sin City”), Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”), Kate Mara (“Quarteto Fantástico”), Da’Vine Joy Randolph (“Os Rejeitados”), Greta Lee (“Mad Max: A Estrada da Fúria”), Danielle Brooks (“A Cor Púrpura”), Fiona Shaw (“Amigos Imaginários”), Stephanie Beatriz (“Encanto”), Sandra Hüller (“Anatomia de uma Queda”), Qi Shu (“A Assassina”), Kate Del Castillo (“Bad Boys para Sempre”) e a veterana Catherine O’Hara (“Os Fantasmas Se Divertem”), os atores Jason Clark (“Oppenheimer”) e D.B. Sweeney (“A Rebelião”), Teo Yoo (“Vidas Passadas”) e Koji Yakusho (“Dias Perfeitos”), e os diretores S.S. Rajamouli (do fenômeno indiano “RRR”), Fede Álvarez (“O Homem nas Trevas”), Jayro Bustamente (“A Chorona”), Steven Caple Jr. (“Transformers: O Despertar das Feras”), Alice Diop (“Nós”), Celine Song (“Vidas Passadas”), Angel Manuel Soto (“Besouro Azul”), Justine Triet (“Anatomia de uma Queda”) e David Yates (da franquia “Harry Potter”).
Segundo a Academia, a lista deste ano é composta por 44% de mulheres e 41% de membros de grupos étnicos minoritários, um aumento significativo em relação ao ano anterior. “Estamos empolgados em receber esta nova classe de membros na Academia”, afirmaram o CEO Bill Kramer e a presidente Janet Yang em comunicado. “Esses artistas e profissionais notavelmente talentosos de todo o mundo têm causado um impacto significativo em nossa comunidade cinematográfica.”
A Academia espera que todos os convidados aceitem o convite, elevando o número total de membros para 10.910, com 9.934 elegíveis para votar no próximo Oscar.