Polícia investiga surto de envenenamentos no Rio, que matou cachorro de Cauã Raymond

Mais de 40 casos de envenenamento foram registrados na região em que o cão do ator foi morto

Instagram/Cauã Reymond

A Polícia do Rio de Janeiro está investigando pelo menos 40 casos de envenenamento de cães no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, onde reside o ator Cauã Reymond. Um dos cachorros do ator, Romeu, morreu após ingerir veneno, enquanto a cadela Shakira segue internada em estado grave.

Ação das autoridades

Segundo Carlo Caiado, presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, a Polícia Civil está dedicando esforços aos casos. Até agora, apenas duas ocorrências foram registradas na 16ª DP (Barra da Tijuca), mas outros incidentes foram contabilizados pelo parlamentar. “Espero que não tenha sido maldade, mas se foi, é algo brutal, pessoas colocaram veneno para os cães, para os animais. Já tivemos 40 animais que foram contaminados”, afirmou Caiado em vídeo nas redes sociais.

Luiz Ramos Filho, presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara, declarou que os envenenamentos foram reportados desde o início de maio, resultando na morte de pelo menos seis cães. “Não é um ou outro caso isolado. É todo santo dia um relato de crimes como esses”, escreveu em suas redes sociais. Ele destacou a incerteza sobre a origem do veneno, se seria de rodenticidas usados em condomínios ou de atos deliberados de crueldade.

Hipóteses investigativas

A Polícia Civil considera a possibilidade de os administradores dos condomínios terem espalhado veneno nos canteiros para controlar ratos e insetos, com os cães sendo expostos ao tóxico durante passeios. A polícia reforçou a necessidade de os tutores registrarem as ocorrências para auxiliar na investigação. No sábado (8/6), a Comlurb realizou uma lavagem pesada das ruas da região.

Impacto e suspeitas

Carlo Caiado ressaltou a gravidade do caso, mencionando que muitas famílias foram afetadas. “A limpeza é necessária para retirar o veneno, mas vamos atuar fortemente também para investigar e chegar ao responsável por esse ato”, afirmou.

Cauã Reymond, ao anunciar o envenenamento de seus cães, levantou a suspeita de que eles poderiam ter ingerido carne com chumbinho. “Não sei se fizeram isso para tentar roubar minha casa depois, qual foi o motivo de terem feito isso, não consigo entender”, disse o ator, reclamando da “maldade” das pessoas.