A Playlist Moderna é uma seleção de novos sons alternativos reunidos em 50 clipes recentes. Trata-se de um convite para adentrar os porões do YouTube, onde tocam os artistas que nem as “rádios de rock” conhecem. Mas nem tudo é “rock” na lista de 3 horas, que começa roqueira mesmo, com pós-punk/shoegazer e punk/hardcore, e segue distorcida pelo grunge, onde se depara com beats de hip hop. Na sequência, o clima muda totalmente para um club de house music, enquanto os sintetizadores assumem a última transição rumo ao synthpop e às ondas mais sombrias, darkwave e coldwave.
Nem todas as faixas são de “completos” desconhecidos. Romy, da banda The XX, esteve este ano no C6 Fest, Armada canta em inglês, mas é 100% “São Paulo City”, e Alkaline Trio está na estrada desde os anos 1990. Além disso, a lista tem novidades que já se tornaram referência de seus estilos na cena alternativa, como os britânicos Shooting Daggers, que juntou o shoegaze com o hardcore, Bad Nerves, outro nome importante do revival punk britânico, os “novos Beastie Boys” Joey Valence & Brae, a dupla australiana Flight Facilities, conhecida por seus trabalhos de remixagem, os canadenses Actors que tornaram o visual preto gótico estiloso novamente e os angelenos Male Tears, responsáveis por mesclar inspiração de The Cure com batidas dançantes.
Mas também há novatos buscando deixar sua marca, como Slow Fiction, banda pós-punk nova-iorquina que lançou seu primeiro EP em março. A lista inclui ainda os alemães Nils Keppel e Plastic Peaches, a dupla espanhola GoldenSide e muitas outras descobertas à distância de um play.
Como sempre, os vídeos são organizados por ordem de afinidade sonora numa playlist – para ver na Smart TV, busque Transmitir na aba de configurações do Chrome ou Mais Ferramentas/Transmitir etc no Edge – , visando encaixar uma sequência que ressalte a impressão de videotecagem/mixtape. Experimente ouvir sem saltar as faixas na versão Premium do YouTube (sem interrupções de anúncios). Ou apenas aperte o play e deixe rolar.