A influenciadora digital Maya Massafera passou por uma nova cirurgia de redesignação vocal na última segunda-feira (24/6) e compartilhou a notícia em seus Stories no Instagram. Ela informou que recebeu alta no mesmo dia e que o procedimento ocorreu sem intercorrências. “Eu falei pra vocês que quando vocês menos esperassem eu viria com essa notícia! Graças a Deus acabou esse drama! Na segunda-feira, eu refiz a cirurgia da voz aqui em SP. Já estou ótima e com vida ‘normal’. Na própria segunda, saí do hospital. Segunda, terça e quarta fiz vários exames e está tudo maravilhoso!”, escreveu.
Recuperação e expectativas
Maya explicou que sua voz deve se normalizar em três meses e que precisará falar pouco durante o período de recuperação. “Contenham a curiosidade. Eu também estou curiosa, mas vamos fazer tudo como o médico falou. Alguns dias sem falar e depois o mínimo possível e muita fono!”, detalhou. Ela também mencionou que a voz era uma fonte de insegurança durante sua transição, mas que agora se sente mais segura. “Ainda tenho meus momentos ruins, porém estou muito mais segura e realizada. Então não tenho mais disforia de algumas coisas. Minha voz é uma delas.”
Comunicação não verbal
Graças à disforia, a influenciadora viralizou nas redes sociais ao aparecer em vídeos gesticulando com as mãos sem falar nada. Alguns usuários apelidaram a forma de Maya se comunicar sem falar, mandando beijos e fazendo corações com as mãos, de “língua Maya Massafera”.
Histórico de cirurgias
A atitude de não falar foi a forma de Maya esconder o resultado da primeira cirurgia de feminilização vocal. “Quero começar falando que estou ótima e feliz da vida. Sobre a voz, realmente não deu certo, mas graças a Deus, só essa cirurgia entre todas que fiz deu B.O. Então estou no lucro”, comentou em seus stories. Ela precisou esperar três meses para refazer o procedimento com toda a cautela necessária. “Minha voz muitas vezes não sai nada. Sabe quando você está muito rouca que às vezes sai e às vezes não sai? É tipo isso. Então eu decidi esperar e falar no meu tempo. Cada um tem seu tempo”, finalizou.
Maya nunca publicou vídeos com sua voz desde que completou sua transição de gênero. A modelo compartilhou que chegou a entrar em tratamento psicológico devido ao desconforto ao ouvir sua voz.