O jornalista Fernando Rocha revelou na quinta-feira (27/6) que foi diagnosticado com herpes zoster na semana passada. Em vídeo, ele explicou que está em fase de tratamento contra a doença causada pelo vírus varicela zoster (VVZ), que também é responsável pela catapora.
“Se você já teve catapora, tem mais de 40, 45 anos, você pode ter herpes zoster. É uma doença que acontece também com relação à baixa imunidade, fatores emocionais”, explicou o comunicador no Instagram. “Mas, enfim, esse vírus da catapora, chamado varicela zoster, fica armazenado no corpo, esperando uma janela de oportunidade. Essa janela vem com a baixa imunidade, com variações emocionais”.
Sequelas do vírus
Na sequência, o ex-apresentador do “Bem Estar” relatou que um dos maiores desafios do tratamento é lidar com as sequelas do vírus: “Sem saber precisar exatamente o que foi, mas estou com herpes zoster há cerca de uma semana. Já tomei os remédios antivirais que são necessários durante uma semana e agora estou encarando as sequelas dessa doença que é a dor. Mas é uma dor muito grande”, observou ele.
“É uma dor lancinante [pontadas; fisgadas], é como se fosse uma espada fincando na parte da costela… E tem a ver com as emoções que a gente guarda na vida, que vão se acumulando, enfim, não sei dizer, mas são variações emocionais”, acrescentou o jornalista.
Rocha finalizou dizendo que a herpes zoster pode ser evitada com a vacinação, que não está disponível na rede pública. “Mas meu depoimento é só para dizer o seguinte: Tem vacina para herpes zoster. A vacina é oferecida só na rede particular, custa caro, cerca de R$ 800 e são duas doses. Mas a dor dessa doença é muito grande”, ponderou ele.